Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes promovem mais uma edição do “Universidade na Praça!”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes promovem mais uma edição do “Universidade na Praça!”

  • Publicado: Quinta, 22 Agosto 2019 13:28
  • Última Atualização: Quinta, 22 Agosto 2019 13:29

 

Neste domingo, 25, será promovida mais uma edição do Universidade na Praça!. Organizado por estudantes, o formato consiste em uma exposição de pesquisas científicas e acadêmicas de alunos, egressos, e professores da UFPA e de outras universidades paraenses. A programação será realizada na Praça da República, em Belém, no período das 9h às 12h. Esta é a terceira edição do projeto, que já teve outra edição na Praça da República e uma na Praça Matriz de Icoaraci.

Universidade na praça 3O evento tem como objetivo divulgar e valorizar a ciência produzida no Pará, além de aproximar o que é feito nas universidades da sociedade local. Além disso, também demonstra, diretamente à população, o que é investido nas universidades públicas. “O conhecimento produzido na UFPA e nas universidades do Norte, no geral, é muito vasto, mas a comunidade, que contribui com os cursos das universidades públicas, principalmente por meio de impostos, não possui conhecimento do que é produzido”, afirma Estêvão Fragallo, discente de Direito da UFPA.

Segundo ele, esse tipo de evento também é importante para mostrar à população que na universidade são desenvolvidas soluções para problemas que afetam o dia a dia da população como um todo. “Se as pessoas veem que existe um grande problema de saneamento na cidade, é importante que elas vejam que existem pessoas dentro da academia que estudam formas de garantir que todos tenham acesso à água potável, tratamento de esgoto e pensam em soluções para problemas urbanos e para desenvolvimento do município, do estado e do país”.

Universidade na praça 1Programação – O evento contará com exibição de banners de pesquisas científicas de diversas áreas, além de uma dinâmica intitulada “Pergunte ao cientista” em que 10 cientistas de diversas áreas do conhecimento estarão disponíveis para tirar dúvidas das pessoas presentes.

“É importante difundir o conhecimento acadêmico para mostrar à população que a universidade possui um forte compromisso com a sociedade, buscando apontar problemas e buscar soluções práticas, assim como primando pela inovação, geração de oportunidades e desenvolvimento. Mostrar ao público o que a Universidade na praça 2universidade desenvolve é reafirmar que o conhecimento não é individual de cada aluno ou pesquisador; mas voltado para a coletividade”, explica o estudante.

Multidisciplinariedade – A iniciativa contará com discentes e professores de diversas áreas do conhecimento, tais como Antropologia, Biomedicina, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, Letras, Geografia, História, Dança, Medicina, Ciências e Meio Ambiente, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Geoprocessamento e Robótica.

Serviço:
Universidade na Praça
Data: 25 de agosto
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça da República (entre av. Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página