Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio Internacional Entre ETDUFPA e EMMD
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Intercâmbio Internacional Entre ETDUFPA e EMMD

  • Publicado: Quinta, 29 Agosto 2019 14:35
  • Última Atualização: Quinta, 29 Agosto 2019 14:35

 

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do projeto de Intercâmbio Internacional entre as escolas de artes do Brasil (Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA) e da França ( École Municipale de Musique e Danse - EMMD da cidade de REZÈ ), realizará dois espetáculos: no sábado, dia 31 de agosto, às 16 horas, no Polo Joalheiro ou Espaço São José Liberto, primeiramente, a apresentação do musical: 'O Sorriso do Gato de Alice' , com os alunos do Curso Básico de Ballet (crianças de 7 a 10 anos) logo em seguida, será a vez do espetáculo, "Samaúma", com alunos dos cursos técnicos de teatro e de dança da ETDUFPA, e, no dia 01 setembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, serão apresentados os mesmos espetáculos, na mesma sequência, a partir de 19 horas. Ambos foram coordenados pelo professor Josias Torres Galindo.

O objetivo central deste intercâmbio, é de estreitar as relações artísticas entre as Escolas de Artes do Brasil e da Europa, abrindo espaços para um trabalho colaborativo com a dança, o teatro, o figurino, a música e a cenografia, ampliando, assim, a formação dos artistas das escolas que participam desse momento importante para a consolidação das artes na formação do ser humano dentro das universidades.

Dando prosseguimento ao intercâmbio, o professor e coordenador de dança da EMMD- França, Josias Torres Galindo, chegou em Belém desde o dia 19 de agosto para ministrar aulas para os alunos do Curso Básico de Ballet (crianças de 7 a 10 anos) e para alunos dos cursos técnicos de teatro e de dança, da ETDUFPA, que resultou na montagem desses dois trabalhos que serão apresentados gratuitamente como resultado.

O espetáculo Samaúma, evoca o amor e o cuidado que devemos ter em relação à tudo que nos envolve. Samaúma é fragilidade e força, é o ar que respiramos, são os elementos da natureza e tudo que nos propõe vida, a importância do momento presente, do agora. É viver este instante. É o êxtase de podermos ver a grandeza da natureza e seus encantos. Traduz o tempo que passa e que não podemos resgatá-lo, que não podemos mudá-lo. Relata a vida, efêmera, corrida, urgente. São traços, vestígios de vida que deixamos inscritos e intactos neste lugar único e frágil: Nossa pequena ilha, perdida, à deriva neste imenso universo, comentou Josias Galindo.

Histórico:

No período de 7 a 13 de abril de 2018, iniciou-se a primeira experiência para a realização do Intercâmbio Cultural, com espetáculo PRIMAVERA DA DANÇA, na cidade de Rezé na FRANÇA. Viajaram para França o professore-doutor Jaime Augusto Duarte Amaral, a professora-mestra Ana Cristina Freire Cardoso, coordenadora do Curso Técnico em Dança Clássica da ETDUFPA, e o aluno Moisés Pinto Nascimento, do Curso Técnico em Dança/Dança Clássica para efetivar o intercâmbio cultural entre as escolas do Pará e França.

No período de 19 a 02 de setembro de 2018, o Professor Josias Galindo, Coordenador de dança da École Municipale de Musique e Danse de Rezé, veio à Belém, e ministrou oficinas de dança contemporânea para alunos matriculados na UFPA, das áreas de música, teatro e dança, montando e apresentando resultado prático das oficinas em forma de espetáculo, com músicas populares brasileiras, intitulado MPB (Movimento Participativo Bilateral), o qual foi apresentado ao grande público nos dias 31 agosto e 01 de setembro de 2018, no Teatro Universitário Claudio Barradas – TUCB.

A partir desses encontros e intercâmbio cultural entre diretores, coordenadores, professores e alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA e da École Municipale de Musique e Danse de Rezé – França, junto a Reitoria e aos órgãos competentes, as escolas firmaram a cooperação entre as instituições, colegiado de dança, do conselho da ETDUFPA e da Congregação do Instituto de Ciências da Artes – ICA, além do apoio do magnifico Reitor Emanuel Zagury Tourinho, da Pro-Reitoria de relações internacionais – Pro-Inter e da Pro-Reitoria de Administração – PROAD, para que todos os anos este Intercâmbio Cultural se realize para o engrandecimento da formação, capacitação dos artistas e mestres de dança.

Para o ano de 2019, o Professor-Doutor Jaime Augusto Duarte Amaral e o aluno Rafael Oliveira Malato, do Curso Técnico em Dança/ Dança Clássica, participaram do evento PRIMAVERA DA DANÇA na Ècole Municipale de Musique e Danse da Cidade de Rezé, no período de 16 a 26 de março de 2019, apresentando um solo intitulado Das Profundezas do Rio, com coreografia do Professor Jaime Amaral, que também ministrou palestra sobre a Escola de Teatro e Dança da UFPA - ETDUFPA, mostrando o vídeo institucional da escola e ministrou aulas de dança popular amazônica como o Carimbó e Lundu.

A entrada é Franca!

Mais informações pelos contatos: (91) 98121.8946 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Teatro Universitário Claudio Barradas, fica Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal. O Espaço São José Liberto ou Polo Joalheiro fica na Praça Amazonas, s/n - no bairro do Jurunas, Belém - PA

Fotografia: Marivaldo Pascoal

Divulgação: Ana Maria Castro

Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página