Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > LANÇAMENTO DO LIVRO: EDUCAÇÃO LÚDICA: PRÁTICAS REFLEXIVAS E CRIATIVAS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

LANÇAMENTO DO LIVRO: EDUCAÇÃO LÚDICA: PRÁTICAS REFLEXIVAS E CRIATIVAS

  • Publicado: Quinta, 24 Outubro 2019 13:33
  • Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2019 13:33

O livro Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas nasceu da composição de estudos e pesquisas sobre ludicidade na área de conhecimento Arte (Dança, Teatro, Música, Narrativas e Animação), junto ao Projeto de Pesquisa Educação Lúdica vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Arte (ICA), Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), cadastrado na PROPESP/UFPA e CNPq. O Grupo de Pesquisa foi criado no ano de 2013, coordenado pela Profª Dra. Mariana Marques Kellermann e Profª Dra. Simei Santos Andrade. Tem por objetivo investigar, refletir, descrever e desenvolver experiências metodológicas lúdicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

A publicação tem em vista a divulgação da Arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, com crianças, jovens e adultos, dando destaque às pesquisas inclusivas, recreativas, artísticas e pedagógicas. Pela sua natureza dinâmica e alegre, a ludicidade tem propiciado o encontro de propostas metodológicas que buscam a integração das linguagens artísticas.

Mergulhar nessa trama é percorrer o caminho de descobertas e um bom exercício para começar a compreender o sentido e o significado que o lúdico apresenta nas mais variadas manifestações que se dão por meio de quatorze artigos, escritos por pesquisadores colaboradores que discutem a ludicidade como indutor do processo ensino-apredizagem.

O livro está dividido em quatro partes, assim dispostas: Dança-brincante, que discute a ludicidade como ferramenta na composição coreográfica, na qual jogos, brinquedos e brincadeiras são os indutores do corpo na sua totalidade, propiciando o nascer de um corpo-lúdico, ou seja, de um corpo-brincante.

Cantando e Encantando reúne estudos acerca da música como elemento de inclusão.

O brinquedo cantado com suas variações (tradicional e contemporâneo) dá o tom para a discussão de postura vocal, ritmo, movimento, coordenação motora, dicção, entre outros, além de instigar o conhecimento e a vontade de construir, organizar e registrar outras formas metodológicas de se trabalhar com a música.

Contando o Mundo abre possibilidades de trazer o universo das narrativas orais ou contação de histórias para o contexto escolar e não escolar. A partir de um referencial teórico que estimula a imaginação, podem dar novos ou outros significados às narrativas.

[Des]construindo a Brincadeira desperta a criatividade que nos leva a r-criar objetos brincantes a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos (embalagens plásticas), desafio que está posto na atual sociedade de consumo. A construção de bonecos utilizando elementos que a priori seriam descartados e reutilizá-los como indutores para as narrativas se constitui numa possibilidade para se pensar formas alternativas para o Teatro de Animação, além de se pensar outras lógicas para o brincar das crianças-alunos no hora do recreio a partir das relações que estabelecem no convívio social numa Comunidade Tradicional da Amazônia Bragantina.

A obra tem a colaboração dos educadores Ana Paula Vieira e Souza (UFPA/Campus de Bragança), Andréa Lima de Souza Cozzi (SEDUC/SEMEC), Anibal Pacha (ETDUFPA), Beatriz Mauler Borges (SEMEC), Erika Gomes Teixeira (ETDUFPA), Glenda da Rocha Monteiro (Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPA), Heberton dos Santos Lobato (SEMED/Cametá), Ivanete Maria Barroso Moreira (integrante do Grupo de Pesquisa Ruaké/UFPA), Juhlly Stephanie Damasceno Moraes (SEMED/Tailândia), Lúcia de Fátima Lobato Ferreira (SEDUC/SEMEC), Marcos Vinicius Sousa de Oliveira (Bolsista PIBID/UFPA/Campus de Bragança), Mayrla Andrade Ferreira (ETDUFPA), Maria Lúcia da Silva Uchôa (EMUFPA/ETDUFPA), Raquel Amorim dos Santos (UFPA/Campus de Bragança), Roseane Milene de Souza Tuñas (Professora de Teatro, atriz, diretora, coreógrafa e produtora de vídeos) e Valdicélio Martins dos Santos (UNIVALE).

 

Dia: 09/11/2019

Horário: 18h

Local: Instituto de Ciências da Arte (ICA) – Praça da República - Av. Pres. Vargas, S/N – Campina (ao lado do Teatro Waldemar Henrique)

Entrada franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página