Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cachoeira do Arari recebe a última edição de 2019 do Multicampiartes e da Caravana Cultural
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cachoeira do Arari recebe a última edição de 2019 do Multicampiartes e da Caravana Cultural

  • Publicado: Sexta, 08 Novembro 2019 11:17
  • Última Atualização: Sexta, 08 Novembro 2019 11:17

 

Para proporcionar a formação em arte e cultura, e exercer a circulação das linguagens, o Projeto Multicampiartes e a Caravana Cultural chegam a Cachoeira do Arari, a partir do dia 18 de novembro. O projeto, que promove oficinas e espetáculos culturais para toda a comunidade local, ocupará diversos espaços públicos e escolas da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro no CRAS e na Secretaria de Turismo e Cultura do município.

Durante uma semana, o Multicampiartes e a Carava Cultural levam aos municípios do estado um pouco da cultura extensionista produzida na UFPA. Na edição de novembro, pela primeira vez o evento será temático e toda a programação estará voltada para o ‘Cordão do Galo’, tradição cultural de Cachoeira do Arari.

“Essa edição vai destacar toda a discussão metodológica, filosófica e política do projeto. Nós vamos integrar toda a programação do evento de forma a preparar os participantes para o cordão do galo, que faz parte da cultura popular tradicional do local, e que vai acontecer em janeiro”, esclarece Miguel Santa Brígida, diretor da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL/ Proex).

A edição de Cachoeira do Arari marca o encerramento das atividades em 2019 e trará o experimento de dialogar intimamente com a tradição e o desenho cultural da cidade. A realização é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari.

Oficinas e caravanas culturais – As atividades oferecidas são grátis e abertas para todos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro no CRAS e na Secretaria de Turismo e Cultura/Centro Educacional de Cachoeira do Arari.

As oficinas ofertadas serão: alegorias e adornos, técnicas circenses, percussão, dança tradicional, fotografia com celular e políticas públicas de cultura. Essa escolha faz parte das demandas solicitadas pelos participantes visando o cortejo do Cordão do Galo.

Já as caravanas culturais serão realizadas unicamente com as atrações culturais da cidade. Serão feitos cortejos de rua para anunciar a festividade do Cordão do Galo e neles estarão presentes os pássaros e bois que pertencem à cultura popular do local.

Multicampiartes – O projeto promoveu atividades em quatro áreas de abrangência em 2019, que contemplam municípios como Mocajuba, Cametá, Breves, Portel, São Caetano de Odivelas, Castanhal e Cachoeira do Arari.

“Foram realizadaa oficinas das linguagens artísticas e a circulação de espetáculos e produções artísticas feitas na UFPA. Tudo isso integrado a uma discussão de políticas públicas de arte e cultura do município, e com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura dos locais”, explica Miguel Santa Brígida.

Essa edição equivale à 14ª edição do Multicampiartes e visa promover a integração e a circulação entre os campi da UFPA e o seu entorno, por meio de atividades artísticas e culturais que valorizem o aperfeiçoamento teórico e prático. Por meio destas ações busca-se também socializar, experimentar, promover e divulgar a troca de saberes por meio das artes, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Amazônia.

Serviço:

Multicampiartes e Caravana Cultural em Cachoeira do Arari

Inscrições: até 15 de novembro
Local: CRAS (av. Deputado José Rodrigues) e na Secretaria de Turismo e Cultura/Centro Educacional (rua Coronel Guilherme Feio) de Cachoeira do Arari.
Evento: de 18 a 22 de novembro

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Proex

registrado em:
Fim do conteúdo da página