Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa da UFPA lançará livro sobre práticas criativas de Educação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de Pesquisa da UFPA lançará livro sobre práticas criativas de Educação

  • Publicado: Sexta, 08 Novembro 2019 11:19
  • Última Atualização: Sexta, 08 Novembro 2019 11:19

 

Visando a divulgação da arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, duas professoras da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) irão lançar o livro “Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas”. O lançamento será no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA no sábado, dia 9 de novembro, às 18h.

Organizada pelas professoras Mariana Marques Kellermann e Simei Santos Andrade, a obra busca auxiliar os educadores que estão em sala de aula, sobretudo aqueles que trabalham na Educação Básica, na melhoria da sua prática de ensino, através de atividades lúdicas e práticas inovadoras e multidisciplinares. O livro é resultado de uma composição de estudos do Grupo de Pesquisa Educação Lúdica, da UFPA.

“A ideia de produzir o livro surgiu nas discussões do Grupo de Pesquisa como forma de garantir que as pesquisas acadêmicas fizessem uma conexão com a Educação Básica, bem como pudesse divulgar a arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, com crianças, jovens e adultos, dando destaque às pesquisas inclusivas, recreativas, artísticas e pedagógicas”, explica a professora Simei Santos Andrade.

O livro está dividido em quatro partes, que são: “Dança-brincante”, que discute a ludicidade como ferramenta na composição coreográfica. “Cantando e Encantando” reúne estudos acerca da música como elemento de inclusão. “Contando o Mundo” abre possibilidades de trazer o universo das narrativas orais ou contação de histórias para o contexto escolar e não escolar. “[Des]construindo a Brincadeira” desperta a criatividade que leva a criar brinquedos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.

O evento de lançamento tem entrada franca e vai acontecer no prédio do ICA, na Praça da República, em Belém.

Educação Lúdica – O Grupo de Pesquisa, criado em 2013 e coordenado pelas professoras Simei Santos Andrade e Mariana Marques Kellermann, tem como objetivo investigar, refletir, descrever e desenvolver experiências metodológicas lúdicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

Serviço:

Lançamento do livro “Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas”

Data: 9 de novembro
Hora: às 18h
Local: Instituto de Ciências da Arte da UFPA (Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página