Proex promove curso de aperfeiçoamento em Gestão Cultural

Subunidades

Pós-Graduação

Cursos Técnicos

Cursos Livres

Pesquisa

Extensão

Ensino

Publicações Eletrônicas

Editais

Banner
Banner
Banner
Banner

Notícias
Proex promove curso de aperfeiçoamento em Gestão Cultural Print

A Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, a partir desta quarta-feira, dia 4, até o dia 9 de maio de 2014, o primeiro Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural destinado a gestores, conselheiros e agentes culturais, objetivando a implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura no Estado do Pará. A ação é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA).

O curso tem como foco desenvolver competências e habilidades para gestão de políticas, programas e projetos que valorizem as culturas locais e regionais do Estado; além de possibilitar a integração entre Ministério da Cultura e UFPA, por meio de atividades de extensão e formação, contribuindo para o desenvolvimento cultural em bases sustentáveis. “É importante qualificar os gestores culturais dos municípios para que eles possam otimizar os muitos mecanismos que existem no país para financiar essas ações, e também para formá-los, compreendendo a cultura como um espaço de formação cidadã”, explica o pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Fernando Arthur Neves.

“É importante, ainda, que a cultura seja reconhecida pela importância econômica que tem hoje, já que consegue agregar cadeias produtivas muito complexas”, afirma o professor. Para ele, o tecnobrega no Pará é um exemplo dessa cadeia produtiva, por envolver, desde a indústria de vestuário, até artistas, compositores, músicos, promovendo shows de mega produções.

Ministrantes – Grande parte das aulas será ministrada por professores da Universidade Federal do Pará (UFPA). Haverá, também, aulas com técnicos da Prefeitura Municipal de Belém (Fumbel) e com professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da PUC de Minas Gerais, da Fundação Joaquim Nabuco e do MinC.

O projeto beneficiou mais de 70 municípios oriundos da Região Metropolitana, Guamá, Rio Caetés, Araguaia, Carajás, Tocantins, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Rio Capim, Xingu, Marajó e Tapajós, totalizando 80 vagas no Estado do Pará. O curso será sediado em Belém e ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária correspondente a 200h de atividades e certificação conferida pela PROEX.

Serviço
Primeiro Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural
Cerimônia de abertura: 4 de dezembro de 2013  
Horário: a partir das 8:30h 
Local: Auditório da Reitoria– Portão 2 – Campus Básico, UFPA – Guamá.
Mais informações pelo telefone (91) 3201-8521 / 8008 / 8435, ou então pelo e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 
ICA - AV. Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará, CEP: 66017-060
Tel: Secretaria : (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br