E-mail
ICA - Histórico Imprimir

O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.

Precursor do ICA, o Núcleo de Artes – NUAR foi criado em 1991, como unidade coordenadora de dois setores artísticos da UFPA: a EMUFPA e a ETDUFPA. O NUAR estava voltado à pesquisa e ao registro da herança cultural local e sua disponibilização em acervo de discos e publicações. Coordenava e executava projetos artísticos e culturais da instituição, com a finalidade de promoção da cultura paraense e também da difusão de manifestações nos diversos campos das artes, de outros estados e países. Esse Núcleo integrava a Universidade com a comunidade, proporcionando condições para que artistas manifestassem suas criações. O registro dos trabalhos do NUAR era responsabilidade de sua Divisão de Documentação e Divulgação, que mantinha um acervo de discos e CDs que integraram projetos de valorização de expressões da música paraense. Este acervo encontra-se hoje no ICA.

O NUAR, por sua natureza estrutural, não podia avançar em vários aspectos do contexto acadêmico, como implantar a graduação ou participar de chamadas de editais internos de ensino, pesquisa e extensão. As graduações em Artes já existentes mantiveram-se integradas a outra unidade do contexto acadêmico, o Centro de Letras e Artes - CLA, enquanto os cursos de educação profissional das escolas de Música, Teatro e Dança foram reunidos no NUAR, mantendo a característica de apêndice na estrutura da Universidade. Esta noção é oficializada na denominação dessas escolas como “vinculadas”. Isto porque a estrutura dos centros da UFPA não comportava cursos técnicos.Considerando que a formação do artista extrapola, em muito, o tempo normalmente dedicado a uma graduação, optou-se pela estrutura de um Instituto, que permite a educação continuada.

Assim, o ICA passou a abranger além do ensino técnico de nível médio, a graduação e a Pós-graduação (esta última realizada pelo NUAR desde 2004), envolvendo três subunidades: a EMUFPA, a ETDUFPA e a FAV – Faculdade de Artes Visuais. Nesse sentido, o ICA nasce com a pretensão também de integrar as escolas técnicas à academia, ampliando seu status no contexto da Universidade, permitindo sua valorização no diálogo com as demais áreas do conhecimento e solidificando sua inserção em todas as esferas deliberativas da vida acadêmica. A criação do Instituto vem assinalar o amadurecimento de uma discussão que, em grandes linhas, visa o crescimento e o fortalecimento da área de Artes, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA.

Como na época do NUAR, o ICA mantém suas instalações situadas no coração da Praça da República. Antes de abrigar a Livraria da Praça (vinculada à Editora da UFPA), foi locus de apresentações de espetáculos de teatro, música e dança; lançamento de livros, discos, vídeos, filmes; exposições de artes plásticas, de fotografias, artesanato; realização de palestras, cursos, oficinas e outras atividades no campo artístico e cultural, sejam elas resultado dos trabalhos da EMUFPA, ETDUFPA e FAV ou iniciativas e realizações externas à UFPA.Muitos profissionais egressos dos cursos técnicos e de graduação atualmente desenvolvem atividades relevantes em museus, galerias, orquestras, institutos, fundações e grupos de teatro e dança, bem como em escolas e faculdades que mantém cursos de artes.

É importante ressaltar que a UFPA vem privilegiando nos últimos anos a qualificação dos professores de arte e mantendo convênios com várias IFES para tal fim. Minter realizados: UFRJ (Artes Visuais); USP (Música); UFBA (Artes Cênicas). Em realização: Dinter em Artes Cênicas (UFBA); Minter e Dinter em Música (UFBA).

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br