E-mail
Pesquisa Imprimir

O ICA executa pesquisas na área de sua competência, em todos os níveis de ensino ofertados, especialmente através de Programa de Pós-Graduação e da associação de pesquisadores, técnicos e discentes em grupos constituídos para tal fim. A pesquisa vem compreendendo as especificidades da área, sem detrimento da interdisciplinaridade. Também tem favorecido a integração entre diferentes níveis de ensino das escolas do ICA, bem como com a extensão.

Cada Escola tem definidas as suas linhas e respectivos grupos de pesquisa, de modo a constituir o programa de pós-graduação, de acordo com os objetivos do Instituto, considerando os critérios de sua atuação e procurando sempre integrar as atividades de pesquisa com as de ensino e extensão.

PROJETOS DE PESQUISA DO ICA :

Título do Projeto

Coordenador

Situação

Vigência

Portaria

01

“Fronteiras Líquidas entre o erotismo e a pornografia: a imagem do desejo e da sedução na arte e na cultura visual”

Afonso Medeiros

ATIVO

Jan/09 a Dez/10

090/09-ICA

02

“Nas entrelinhas do Pentagrama: arquivos de música e educação musical em Belém do Pará na primeira metade do Século XX”

Lia Braga Vieira

ATIVO

Jan/08 a Dez/10

024/08-ICA

03

“Artes Maciais e Performance Cênica no Ocidente: interações metodológicas para o treinamento psicofísico do atuante cênico”

Cesário Augusto P. de Alencar

ATIVO

Jan/08 a Dez/10

028/08-ICA

04

“Música  e Mito entre o Clã Desana Guahari Diputiro Porá, Alto Rio Papuri, Iauareté, Amazonas”

Líliam Cristina da S.Barros

ATIVO

Jan/08 a Dez/10

026/08-ICA

05

“Esculturas Permanentes, Instalações efêmeras e intervenções: tipologias e relações da arte pública no espaço urbano de Belém”

Ubiraélcio da S. Malheiros

ATIVO

Jan/08 a Dez/09

020/08-ICA

06

“Tocando, Tocado: um desafio para o arte-educador  inclusivo”

Mariana M. Kellermann

ATIVO

Jan/08 a Dez/09

030/08-ICA

07

“A Modernidade nas artes visuais paraenses: do século XIX ao século XX”

Edison da Silva Farias

ATIVO

Jan/08 a Dez/10

022/08-ICA

08

“Territórios Híbridos”

Valzeli Figueira Sampaio

ATIVO

09

“Especialidade e Visualidade”

Orlando Franco Maneschy

ATIVO

10

“Os Anfiteatros existentes nos espaços livres públicos da Cidade de Belém do Pará e sua utilização Cênica”

Ézia do Socorro Neves da Silva

ATIVO

Fev/08 a Dez/08

002/08-ICA

11

“Álif – arte, antroplogia e performance do islã histórico e contemporâneo”

Giselle Guilhon Camargo Antunes

ATIVO

Jan a Dez/09

086/09-ICA

12

“Tambor – Grupo de Pesquisa de Carnaval e Etnocenologia”

Miguel de Santa Brígida Júnior

ATIVO

Jan a Dez/09

088/09-ICA

13

“Teatro d@ Floresta: uma história do teatro da Amazônia do tempo presente inscrita na WEB”

Wladilene de Souza Lima

ATIVO

Jan a Dez/09

078/09-ICA

14

“IMANÊNCIAS NA TELA: a dissecação artística do corpo mediada pelas tecnologias da16 vídeo-dança”

Ana Flávia de Mello Mendes

ATIVO

Jan a Dez/09

082/09-ICA

15

“Memórias da Dramaturgia Amazônida: construção de acervo dramatúrgico”

Benedita Afonso Martins

ATIVO

Jan a Dez/09

080/09-ICA

16

“BRASILEIRAMENTE, ÁRABES!, um estudo das práticas performáticas dos descendentes de Libaneses na Cidade de Belém”

Ana Karine Jansen de Amorim

ATIVO

Jan a Dez/09

084/09-CA

17

“CIRANDA – Círculo Antropológico da Dança”

Giselle Guilhon Antunes Camargo

ATIVO

Set/08 a Dez/10

060/08-ICA

 


GRUPOS DE PESQUISA DO ICA

1. Grupo: PACA - Pesquisa em Artes Cênicas da Amazônia
Líder: Karine Jansen

Linhas:

·          Matrizes Culturais e o Cênico Popular – estudo dos princípios da criação e os processos e procedimentos criadores da cena popular na Amazônia.
·          Poéticas e Processos de Criação – cartografia dos princípios e processos criativos da cena nas área de teatro e da dança.
·          Práticas Performáticas e Identidades - cartografia e compreensão das práticas performáticas e identitárias na Amazônia. Observação e análise do contexto em que se estabelece o contato cultural, as principais formas de integração e as performances que são construídas como estratégia de fortalecimento ou negação das identidades culturais que compõe a formação da Amazônia. 

2. Grupo: GITA - Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Ator
Líder: Cesário Augusto Alencar
Linha:

·          Artes marciais asiáticas - estudo do vigor pré-expressivo do ator, após longo período de treinamento regular.
·          Atuação teatral - investigação da arte da atuação cênica, mormente em sua fase de treinamento psicofísico.
·          O desvelo de procedimentos metodológicos para irrupções teatrais - investigação do treinamento psicofísico do performer na Escola de Teatro e Dança do Instituto de Ciências das Artes da UFPA (ETDUFPA/ICA), comprometido com o trabalho de pesquisa da arte da atuação cênica.
·          Processos de criação, transmissão e recepção em Artes – estudo da obtenção empírica de sistema de treinamento psicofísico do artista da cena por meio de artes marciais selecionadas, condicionando a atuação cênica ao trabalho em nível "pré-expressivo".
·          Treinamento e aplicação do treinamento do ator – investigação dos procedimentos metodológicos para irrupções teatrais a partir de fatos e condições exploradas no treinamento psicofísico do ator, deflagrando estudos de caso caracterizados por performances dramáticas.
·          Treinamento psicofísico do ator – estudo dos procedimentos metodológicos para irrupções teatrais, por meio da investigação de fatos e condições experimentados no treino psicofísico do ator e, posteriormente, aplicados em performances teatrais. 

3. Grupo: CIRANDA - Círculo Antropológico da Dança
Líder: Giselle Guilhon
Linhas:
·          Antropologia da Dança - partindo das teorias e dos métodos de pesquisa e análise da dança, oferecidos pela Antropologia, a Antropologia da Dança inaugura a possibilidade de examinar a dança nos termos da própria cultura praticante e não nos termos de uma linguagem supostamente universal.
·          Antropologia Teatral - estuda as práticas corporais extra-cotidianas, em sua relação com a cultura.
·          Estudos da Performance - num nível teórico, como objeto de estudo e análise, a categoria "performance" pode ser definida como "comportamento restaurado" ou seja, aquele comportamento que não está sendo performado pela primeira vez, mas, no mínimo, pela segunda ou terceira. Do ponto de vista da teoria da performance, pode-se considerar toda ação, comportamento, evento ou coisa "como" performance, desde que possa ser analisada em termos de "fazer", "comportar-se" ou "mostrar".
·          Etnocenologia - a Etnocenologia é o estudo dos "comportamentos espetaculares" organizados, compreendendo as artes do espetáculo (teatro, dança, ópera, circo, etc.), os ritos espetaculares (rituais religiosos, festas, cerimônias, eventos políticos, competições esportivas, entre outros) e as interações sociais do cotidiano espetacular em geral.
·          Processos de Criação em Dança Contemporânea - investigação e abordagem dos processos específicos de criação em dança contemporânea, a partir de suas estruturas coreográficas, de suas particularidades semânticas e de seus nexos digitais. 

4. Grupo: Laboratório da Arte Carnavalesca (LAC)
Líder: Miguel de Santa Brígida Junior
Linhas:
·          Estudos da criação carnavalesca - Estudo da criação artística para carnaval, discutindo questões ligadas às diversas expressões artístico-dramáticas carnavalescas em sua relação com a arte e cultura contemporâneas. 

5. Grupo: ARTE CONTEMPORÂNEA
Líder: Valzeli Figueira Sampaio
Linhas:
·          Arte Contemporânea - estudos sobre a arte contemporânea, sua história, pesquisa. Interseções de linguagens, sua relação com a tecnologia, e poética.
·          Interfaces de Linguagens - pesquisa da produção artística a partir de operações limites ente linguagem e as interfaces constituídas entre elas.
·          Semiótica do Espaço Tempo – percepção de como se dão as relações espaço-temporais a partir dos conceitos semióticos. 

6. Grupo: Bordas Diluídas: Questões da Espacialidade e da Visualidade na Arte Contemporânea
Líder: Orlando Franco Maneschy
Linhas:
·          Interface de Linguagens - pesquisa da produção artística a partir de operações limites entre linguagens e as interfaces constituídas entre elas.
·          Semiótica do Espaço-Tempo – percepção de como se dão as relações espaço-temporais a partir dos conceitos semióticos.
·          Signo e Significação nas Mídias - compreensão dos processos sígnicos envolvidos nas mediações empreendidas nas mídias no território da arte. 

7. Grupo: NUARTE
Líder: Ubiraelcio Malheiros
Linha:
·          Arte Pública - esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a relação entre Arte e Cidade,a manifestação artística, o observador e o ambiente urbano.

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br