Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições abertas para seleção de novos projetos que visam ao desenvolvimento de ensino e aprendizagem na graduação

  • Publicado: Segunda, 12 Julho 2021 14:31
  • Última Atualização: Segunda, 12 Julho 2021 14:31
  • Acessos: 327

Está aberto o prazo para submissão de projetos no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), subprograma Monitoria (PGRAD-Monitoria). O programa visa subsidiar projetos de professores que incentivem o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e estimulem a participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob orientação de docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA). As propostas poderão ser enviadas até 6 de agosto de 2021, por meio de formulário on-line.

O PGRAD-Monitoria dá aos alunos cadastrados como monitores a possibilidade de aprimorar experiências acadêmicas e profissionais e ainda facilita o desenvolvimento de trabalhos colaborativos entre discentes e docentes, de forma que ambos os grupos passam a construir conjuntamente estratégias pedagógicas, que unem prática e teoria, importantes para a concepção do processo de aprendizagem. No total, são disponibilizadas 152 bolsas, no valor de R$400, para suprir as demandas dos projetos aprovados. 

Tipos de bolsas - O programa possibilita o cadastro de duas categorias de bolsistas: Monitoria-Livre e Monitoria-Vulnerabilidade. A Monitoria-Livre concorrência é voltada para alunos com coeficiente acadêmico a partir de sete pontos no último semestre cursado, que tenham um desempenho de destaque na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria. 

Já a Categoria Monitoria-Vulnerabilidade é orientada a alunos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas ou que atendam às condições definidas na Instrução Normativa Nº. 11/Saest/UFPA, de 10 de agosto de 2020, que inclui estar regularmente matriculado na primeira graduação, ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos ou renda per capita que não ultrapasse um salário mínimo. 

Em ambos os casos, o bolsista selecionado para atuar no projeto não pode ter vínculo empregatício e deve cumprir carga horária semanal de 20h, com registro de atividades pelo coordenador do projeto, além de cumprir o cronograma de execução, assim como o Plano de Trabalho.

Inscrições – Poderá ser submetido apenas um projeto por proponente, com a possibilidade de financiamento de até duas bolsas para cada aceite. A submissão deverá ser feita exclusivamente por professores efetivos da UFPA, por meio de formulário on-line, até o dia 6 de agosto de 2021.

Caso a proposta seja selecionada, cabe ao professor a obrigatoriedade de participar do banco de avaliadores para editais patrocinados pela Proeg e participar do Seminário de Projetos Educacionais, que ocorre anualmente. Os projetos serão executados durante seis meses, no período de setembro de 2021 a fevereiro de 2022.

Serviço

Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) – Subprograma Monitoria

Público-Alvo: apenas professores vinculados à UFPA poderão se inscrever

Período para submissão: 7 de julho a 6 de agosto de 2021, por meio de formulário on-line

Para mais informações, acesse o edital.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página