Propesp divulga novo edital de seleção para o Pibic 2021

• Publicado: Segunda, 12 Julho 2021 14:45
  • Última Atualização: Segunda, 12 Julho 2021 14:45

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulgou, nesta sexta-feira, 9 de julho, mais um edital de seleção de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da UFPA. As bolsas ofertadas neste edital estão vinculadas aos subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic-Ações Afirmativas (AF) e Pibic-PcD. O objetivo do programa é apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação. A submissão de propostas pode ser feita via SIGAA, de 12 a 30 de julho de 2021.

Podem submeter projetos docentes e técnicos doutores do quadro permanente, professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Progep, desde que possuam projetos aprovados em suas respectivas Unidades e atuem na pós-graduação stricto sensu.

Para garantir a participação, o orientador deve seguir todas as normas do Edital ao cadastrar o projeto de pesquisa no SIGAA, o que inclui escolher o subprograma ao qual irá submeter o projeto, solicitar as cotas de bolsas, cadastrar os planos de trabalho, anexar e validar a produção científica do pesquisador no SIGAA, e estar atento aos prazos de cada etapa dispostos no Edital. As bolsas, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), terão duração de 12 meses, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022.

Critérios para inscrição de bolsistas – Podem ser selecionados como bolsistas aqueles que estão regularmente matriculados em curso de graduação da UFPA, que não possuem vínculo empregatício e que possam dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Cada subprograma também possui um público específico. No subprograma Pibic/UFPA-AF, poderão ser contemplados com bolsas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas ou que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (Saest). Já no subprograma Pibic/UFPA-PcD, podem ser admitidos estudantes que ingressaram na UFPA por meio das cotas para pessoas com deficiência ou que sejam PcD e encontrem-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Como compromisso, os bolsistas devem apresentar relatório parcial e final, durante e após a vigência da bolsa, e resumo dos resultados da pesquisa, sob forma de exposição oral no Seminário de Iniciação Científica, além de ser imprescindível a manutenção do currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic/UFPA).

Período de inscrição: de 12 a 30 de julho de 2021.

Inscrição pelo site do Sigaa

Link do Edital