Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Progep disponibiliza formulário para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoal

  • Publicado: Terça, 13 Julho 2021 14:47
  • Última Atualização: Terça, 13 Julho 2021 14:47
  • Acessos: 381

Desde 2019, as instituições só podem realizar a execução orçamentária com ações de capacitação, assim como conceder afastamentos e licenças para ações de desenvolvimento, caso estas estejam referidas no Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) vigente do órgão. Para que as unidades acadêmicas e administrativas da UFPA possam, então, elaborar e atualizar seus respectivos PDP,  a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), está disponibilizando um formulário que deverá ser preenchido no período de 12 de julho até 6 de agosto de 2021.

O formulário, que estará disponível via Sistema de Atendimento ao Usuário (Sagitta), deve ser preenchido pelo dirigente máximo, agente de capacitação ou servidor responsável pela área de pessoal do setor e deve incluir as informações de todas as ações de desenvolvimento previstas para os servidores das respectivas unidades.

Desde 2019, o Decreto nº 9.991 recomenda a elaboração anual do PDP, que é um instrumento utilizado para planejar as ações de desenvolvimento dos servidores.  Para a elaboração do PDP 2022, contamos com o empenho de cada unidade em compilar, via formulário, todas as ações de desenvolvimento dos seus servidores. As unidades devem preencher o formulário fornecido no Sagitta, sendo recusado o envio de arquivos em outro formato e configuração, ou mesmo o envio individual dessas informações, uma vez que cabe a cada unidade enviar um único formulário. O Sistema Sipec não permite o cadastro de  informações incompletas, então solicitamos o preenchimento adequado de cada campo do formulário”, pontua Gisele Marques, diretora de Capacitação e Desenvolvimento. 

É importante que as unidades estejam atentas aos prazos e às orientações de preenchimento do formulário e que cada servidor possa acompanhar se as ações de desenvolvimento que irá realizar, sejam de curta, sejam de longa duração (cursos de mestrado ou doutorado), foram devidamente registradas no PDP por seu gestor, uma vez que a ausência da programação dessas ações pode acarretar o impedimento de sua liberação.

Como enviar o formulário - Para enviar as informações das unidades, após fazer o login no Sagitta, o gestor ou servidor responsável deve selecionar a unidade prestadora “Progep – Pró-Reitoria de Desenvolvimento e  Gestão de Pessoal – Belém”, clicar na categoria “Capacitação e Desenvolvimento”, selecionar o item “Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)” e, posteriormente, o subitem “Previsão das Ações de Desenvolvimento para 2022”. Devem ser preenchidos os dados solicitados no sistema e anexado o “Formulário - Ações de Desenvolvimento - PDP 2022”, já alimentado com as ações que deverão ser incluídas, conforme o planejamento da unidade para o próximo ano.

Os campos disponibilizados no formulário são obrigatórios e correspondem aos exigidos pelo Sipec. Na ausência de qualquer informação, o sistema impossibilita o cadastro, por isso é importante fazer o preenchimento correto de cada item. Para auxiliar as unidades, são enviados, por e-mail, alguns materiais instrucionais, também existe um modelo de como deve ser feito o  preenchimento, disponível no Sagitta. Para evitar a repetição de ações, é possível consultar, no sistema, a lista de ações de desenvolvimento previstas pelo Capacit. Para sanar dúvidas recorrentes durante o preenchimento do instrumento, leia as perguntas e as respostas disponíveis aqui.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página