Alunas da UFPA são finalistas no Prêmio Nacional Universitário do Ano

• Publicado: Terça, 13 Julho 2021 14:48
  • Última Atualização: Terça, 13 Julho 2021 14:48

As universitárias Larissa Peniche, do curso de Engenharia Civil do Campus de Belém, e Karina Quadros, aluna de Engenharia Florestal do Campus de Altamira, estão entre as três finalistas do Prêmio Universitário do Ano DSM, que premia os estudantes destaques no desenvolvimento da organização Enactus, dedicada ao empreendedorismo social com projetos que melhorem as condições de vida de comunidades vulneráveis.

Larissa Peniche 1As alunas se destacaram entre mais de 3 mil universitários da Rede Enactus e garantiram suas vagas para a última etapa, em que devem submeter uma carta de motivação, com suas histórias, atitudes e atividades desenvolvidas dentro e fora do Time Enactus. O grande vencedor será anunciado ao vivo durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2021, que ocorrerá remotamente de 20 a 22 de julho, e conta com participação de diretores e gestores de grandes empresas, como Unilever, Cargill e Tilibra, além de acadêmicos de todo o Brasil.

Além de representarem a UFPA na final desse importante prêmio, Larissa e Karina possuem outros pontos em comum: o altruísmo. Larissa conta que se deparar com problemas sociais latentes em Belém despertou o desejo de usar o conhecimento de sala de aula para criar soluções empreendedoras.“Poder ajudar de forma real a sociedade foi a maneira que encontrei de retornar todo o investimento que tenho recebido desde que entrei na UFPA”, conta. Para Karina, na Enactus, encontrou a oportunidade de colocar sua paixão em prática. "Meu principal objetivo é também uma paixão, mudar positivamente a realidade das pessoas e contribuir para um mundo melhor”, expressa a universitária.

Karina Quadros 1As trajetórias das estudantes no empreendedorismo social demonstram seus empenhos em fazer a diferença. Karina é presidente do Time Enactus Altamira e uma das fundadoras do Eco Xingu, projeto voltado para a agricultura familiar, reconhecido pela Organização das Nações Unidas como uma referência global no tema. Larissa, presidente do Time Enactus UFPA, é uma das fundadoras do Projeto Anamã, reconhecido nacionalmente pela Enactus Brasil e finalista de diversas competições internacionais, a exemplo, da Race To Rethink Plastic, ficando entre as 4 melhores iniciativas do mundo no combate à poluição dos oceanos, e preservação da vida marinha. Nessa disputa, a iniciativa do combate à poluição dos canais urbanos de Belém disputa o campeonato mundial com a de outros três países, em setembro.

A UFPA é a única instituição com duas estudantes selecionadas na competição, e as finalistas expressam a sensação de representar a maior universidade da Amazônia no concurso. “É um orgulho poder representar a UFPA, uma grande recompensa pelo nosso trabalho em períodos de muita instabilidade”, conta Larissa. "Muita honra e felicidade poder levar o nome de Altamira e a região do Xingu para todo o Brasil e mostrar toda a nossa força e a transformação que estamos gerando”, complementa Karina.

Saiba mais sobre as iniciativas do Time Enactus UFPA e do Time Enactus Altamira.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.