Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza realiza doação à Campanha UFPA contra a fome

• Publicado: Quarta, 14 Julho 2021 14:53
  • Última Atualização: Quarta, 14 Julho 2021 14:53

Diversos grupos de servidores e estudantes da UFPA estão se reunindo para realizar doações coletivas à Campanha UFPA contra a fome. Na última sexta-feira, 9 de junho, foi a vez de o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) colaborar. Um total de 38 cestas foram entregues no posto de arrecadação da Campanha no Campus da UFPA no bairro Guamá, em Belém.

A doação foi coordenada pela Comissão de Humanização do hospital, que fez uma campanha interna para sensibilizar os trabalhadores a contribuírem com as arrecadações. “Fizemos uma força-tarefa envolvendo os trabalhadores e os gestores. Juntos, arrecadamos as cestas, bem como disponibilizamos uma conta, pois quem não pudesse comprar ou trazer as cestas tinha a opção de fazer uma doação em dinheiro e nós, da Humanização, tivemos o compromisso de comprar e entregar as cestas”, relata a coordenadora da Comissão, Antônia Barreto.

Para ela, a ação visa minimizar o sofrimento de famílias que passam pelo problema da fome, agravado neste período da pandemia de Covid-19: “Muitas famílias e jovens acabaram ficando desempregados, passando necessidades. Por meio de ações humanitárias como essa que a UFPA nos convidou a participar, esperamos minimizar o sofrimento de muitas famílias que aguardam por um auxílio”, pontuou Antônia Barreto.

A nutricionista e gerente do HUBFS, professora Rosilene Reis, destaca como o problema da desnutrição afeta particularmente a Região Norte: “A crise sanitária da Covid-19 intensificou a fome em todo o país. Nós, no Norte, temos a população mais vulnerável economicamente. Temos desnutrição e uma elevada mortalidade infantil entre famílias, muitas vezes chefiadas só por mulheres, pretas e pardas, vivendo em extrema pobreza, bem perto de nós”. Por isso ações solidárias, neste momento, são fundamentais, de acordo com a professora: “Participar da Campanha da UFPA contra a fome foi uma forma de nos unirmos como instituição e fortalecer a doação de alimentos, principalmente para lares com crianças menores de 5 anos de idade”.

A intenção da Comissão de Humanização é que as arrecadações internas no hospital continuem ocorrendo. Os interessados em colaborar podem obter mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As doações do HUBFS se juntam às cerca de 30 toneladas de alimentos já arrecadadas e direcionadas a instituições e a comunidades organizadas que recebem as doações da Universidade e fazem chegar as cestas básicas às famílias necessitadas.

A campanha continua - As arrecadações seguem ocorrendo nos postos de todos os campi (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Acervo da Campanha