Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor da UFPA é designado para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Sexta, 06 Agosto 2021 15:03
  • Última Atualização: Sexta, 06 Agosto 2021 15:03
  • Acessos: 403

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, foi nomeado para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O reitor foi designado por meio da Portaria n. 726/2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo o único membro titular do Conselho em atuação na Amazônia.

O CCT é um órgão consultivo que discute a formulação e implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. É presidido pelo presidente da República e composto por ministros de Estado, membros produtores e usuários de ciência e tecnologia e membros de entidades nacionais representativas dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, como a Andifes. Foi criado pela Lei n. 9.257/1996 e regulamentado pelo Decreto n. 10.057/2019.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, “É uma honra representar a Andifes no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem um papel importante na discussão de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico. Considero uma grande responsabilidade, sobretudo no cenário que estamos vivendo, de cortes acentuados nos investimentos e comprometimento das condições para a pesquisa científica no país”.

Como único membro em atuação na Amazônia, o reitor acredita que a sua participação no Conselho também é uma oportunidade para trazer ao debate a realidade da região. “Hoje, a Amazônia possui polos de produção de ciência, tecnologia e inovação que são referências nacionais e internacionais. Por isso é imprescindível que os pesquisadores e gestores da região também opinem e apresentem as demandas no âmbito das políticas nacionais de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, afirma Emmanuel Tourinho.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página