Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PPGArtes promove ciclo de debates sobre processos educacionais em Artes Visuais

  • Publicado: Terça, 17 Agosto 2021 08:55
  • Última Atualização: Terça, 17 Agosto 2021 08:55
  • Acessos: 392

O Grupo de Pesquisa Arte, Memória e Acervos na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está promovendo o II Ciclo de Debates: Processos Educacionais em Artes Visuais. O evento tem como objetivo potencializar o ensino e a pesquisa para estudantes de graduação, professores da Educação Básica, docentes e discentes de Pós-Graduação. O II Ciclo de Debates realizará palestras ao longo do segundo semestre deste ano, entre o período de 26 de agosto a 16 de dezembro, com certificação de 3h por cada palestra assistida. A transmissão será on-line pelo canal no YouTube do Núcleo de Informática Educativa (NIED). 

Ao todo, serão ofertadas cinco palestras voltadas à importância da atualização de questões fundamentais, como os usos das tecnologias contemporâneas no ensino e na aprendizagem em Artes Visuais. A abertura ocorrerá no dia 26 de agosto, às 19h20, com apresentação da professora e doutora Rosangela Marques de Britto, coordenadora do PPGArtes/UFPA, que também faz parte da equipe organizadora do evento.

“Pretendemos superar os êxitos alcançados no I Ciclo de Debates, que foi mais abrangente ao campo das Artes. Neste II Ciclo, focamos nas Artes Visuais e em alguns temas apontados pelo público no primeiro evento. Logo todo(a)s os(as) interessado(a)s podem participar. Os temas são transversais, mas o foco são os processos educacionais em Artes Visuais”, ressalta a professora Rosangela.

Os temas do evento incluem pautar os processos ensino/aprendizagem de Arte e as tecnologias, a formação docente e a importância das relações étnico-raciais no currículo; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a questão da ética na pesquisa em Arte e Educação e o uso da Abordagem Triangular no ensino da Arte, sistematizada no Brasil por Ana Mae Barbosa – professora e doutora da Universidade de São Paulo (USP). 

Participantes - “Também é importante destacar a participação das duas doutorandas em Artes do PPGArtes, as professoras da Educação Básica Rita Cabral, da Escola de Aplicação da UFPA, e Nélia Fonseca, da Fundação Escola Bosque, da Prefeitura de Belém, integrantes do Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia”, acrescenta a coordenadora. 

Participam ainda do II Ciclo de Debates grandes palestrantes do campo das Artes Visuais e da Educação, como a professora Raquel Amorim dos Santos, da Universidade Federal do Pará (UFPA),  e o professor Henrique Lima de Assis, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce); a professora Lucia Gouvêa Pimentel, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a professora Maria Helena Wagner Rossi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); e a professora Ana Mae Barbosa, (USP). 

O evento ainda contará com o apoio da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA-UFPA), da Associação Nacional em Artes Plásticas (Anpap), da Federação de Arte Educadores do Brasil (FaeB) e da Secretária Municipal de Educação de Belém (Semec)   

Público - Não é necessário o cadastramento para participar do evento. A presença do participante será comprovada por meio da assinatura no link de presença, o qual deve ser disponibilizado ao fim de cada palestra.

Para mais informações sobre a programação completa do evento, basta entrar em contato por e-mail com a equipe organizadora: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviços:

II Ciclo de Debates: Processos Educacionais em Artes Visuais 

Data:  26 de agosto a 16 de dezembro de 2021

Horário: das 19h30 às 21h30

Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página