“Amazônia Criativa” será tema de evento que conta com a cocriação do PPGCIMES

• Publicado: Terça, 31 Agosto 2021 10:50
  • Última Atualização: Terça, 31 Agosto 2021 10:50

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA), está participando da criação da segunda edição do Coral, uma série de eventos híbridos (presenciais e on-line) organizada pelo Canto Coworking,  que ocorrerá ao longo do mês de setembro de 2021. Nesta edição, o evento terá como tema “Amazônia Criativa”. As inscrições podem ser realizadas aqui.

A escolha da temática para esta edição do Coral remete ao ambiente de criatividade, aplicada a realidades regionais amazônicas, que guia a atuação não somente do PPGCIMES, como também do Canto Coworking. O lançamento será no dia 2 de setembro, às 18h30, com show e conversa com o músico Arthur da Silva. A programação completa de eventos, a qual inclui rodas de conversa, concertos musicais e um mercado de moda autoral, pode ser conferida nas redes sociais do Coral ou do próprio Canto Coworking, além de no perfil da Representação Discente do PPGCIMEs

Rodas de conversa com o PPGCIMES – Ao todo, serão realizadas três rodas de conversa, que contarão com a presença de discentes, professores(as) e egressos(as) do PPGCIMES, além de pesquisadores(as) parceiros(as) do NITAE2.

No dia 8 de setembro, às 18h30, ocorrerá a roda de conversa “As Amazônias”, que reunirá a professora Jane Beltrão, o criador de conteúdo digital José Neto e o discente de Direito e coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, Tel Guajarara, os quais, a partir de seus diferentes ângulos de olhar, com mediação da professora Fernanda Chocron, irão debater o ambiente de diversidade e pluralidade que constitui o cotidiano da região amazônica.

No dia 13 de setembro, será a vez da roda de conversa “Criar e colaborar na Amazônia: soluções para ensinar e aprender”, que reunirá egressos e egressas do PPGCIMES (Angela Alexandre, Fransuze Oliveira, Helena Rocha e Ivanilton Ferreira), com mediação da professora Marianne Eliasquevici. A proposta é socializar as experiências criativas e os processos de cocriação e colaboração que têm baseado o desenvolvimento de processos e produtos educacionais no âmbito do programa. Todos com potencial de adoção em diversas realidades de ensino-aprendizagem formais e não formais da Amazônia.

Já no dia 27 de setembro, ocorrerá a Roda de conversa “Mulheres amazônidas: desafios e conquistas”, que contará com a participação de: Karina Martins, egressa do PPGCIMES, designer instrucional e multiplicadora no Projeto “Ela Pode/Belém”; Putira Sacuena, indígena, mulher da etnia Baré e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/IFCH) da UFPA; Camille Castelo Branco, também doutoranda em Antropologia pela UFPA e pesquisadora, há dez anos, de temas como violência, feminismos e mobilização social na Amazônia; além da mediação de Isabela Canto, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, diretora criativa e gestora de comunidade do Canto Coworking.

Parceria – Localizado no centro de Belém, o Canto Coworking é um espaço dinâmico de trabalho que tem como objetivo unir a comunidade para criação e compartilhamento de ideias de impacto positivo. A proposta é que diferentes profissionais e organizações utilizem o mesmo ambiente para trabalhar nos mais diversos tipos de projetos, aproveitando as comodidades do espaço e a troca de experiências entre os membros da comunidade.

Nesse sentido, a iniciativa de organização conjunta do Coral marca o início de uma parceria entre o PPGCIMES e o Canto Coworking. A proposta é fomentar a aproximação entre a Universidade e os agentes da sociedade, além de oportunizar o diálogo entre sujeitos acadêmicos e profissionais interessados na troca e combinação de ideias, para conceberem soluções criativas e inovadoras voltadas às complexas realidades amazônicas. Esse contato é também uma das características desejáveis aos mestrados profissionais, como é o caso do PPGCIMES.

Texto e arte: Divulgação PPGCIMES