E-mail
Extensão Imprimir

 


O Instituto desenvolve atividades de extensão, de forma integrada com a pesquisa e com ensino, buscando contribuir diretamente para o desenvolvimento artístico-cultural das regiões em que atuar. 

As atividades de extensão são exercidas por professores com ou sem monitoria de alunos dos cursos oferecidos pelo Instituto, bem como em parceria com profissionais de outras instituições  na relação direta  Universidade X Sociedade.

PROGRAMAS, PROJETOS E CURSOS DE EXTENSÃO DO ICA

PROGRAMAS


37º ENCONTRO DE ARTE DE BELÉM – ENARTE
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Maria Lúcia da Silva Uchôa
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Encontro de Arte de Belém é a consolidação da produção artística e cultural, resultantes das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Arte, e de suas Unidades Vinculadas – Escolas de Música, Teatro e Dança e Faculdade de Artes Visuais e Museologia - as quais contribuem para os processos de formação, capacitação, qualificação, requalificação e troca de experiências com os diversos profissionais das áreas da música, teatro, dança e artes visuais.

Palavras-Chave:

Produção, Ensino, Pesquisa e Extensão

Local de Execução

Nome do Local:

Teatros, Salas de Espetáculos, Praças, Avenidas e Rios.


AÇÕES PRO-FORUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTE
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Edison da Silva Farias
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Programa Ações Pró-Forum Bienal de Pesquisa em Arte é um espaço de preparação e de apoio à ações extensionistas em vista às apresentações dos resultados de pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento, no âmbito das diversas linguagens artísticas, praticadas na UFPA, IES conveniadas locais e outras nacionais que do Forum têm participado em suas quatro edições: 2002, 2004, 2006 e 2008. Por meio de debates, reflexões teóricas, comunicações e painéis de relatos de experiência do fazer, e do ensino e aprendizagem da arte o forum se estrutura para repassar a comunidade, e em especial a classe artística, os resultados das pesquisas desenvolvidas na academia, estabelecendo um dialogo que permite uma maior inserção da universidade na sociedade. O Forum conciliando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, permitirá aos participantes e comunidade participarem de uma experiência de pedagogia da arte. Portanto, o Programa ora apresentado tem suas ações voltadas para esta culminância, um evento que ocorre bianualmente. Nos intervalos dos Fori são realizadas diversas ações como seminários, publicações e cursos que têm como objetivos principais dar apoio à esta culminância e possibilitar aos sujeitos partícipes momentos de preparação artística e metodológica-científica.

Palavras-Chave:

Cultura, arte, espistemologia da arte, interdisc



O AUTO DO CÍRIO – DRAMA, FÉ E CARNAVAL EM BELÉM DO PARÁ
Tipo de ação: Projeto
Coordenador: Francisco Edilberto Moreira
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.




Resumo:

O Auto do Círio reúne a produção de teatro da UFPA e a comunidade externa para celebrar a arte nas ruas da Cidade da Velha. A espetacularidade do Auto do Círio engendrada a partir da dimensão cênica das escolas de samba - principal matriz espetacular do espetáculo – promove o exercício de uma prática artística caracterizada pelo hibridismo da linguagem da dança com o teatro que promove o sentido de festa popular pelas ruas da Cidade Velha na quadra do Círio de Nazaré. Este programa busca dar continuidade a esta prática cênica articulada com as disciplinas de Indumentária do curso de Cenografia e Clown do curso de Formação de Ator articuladas com as culturas populares da cidade, bem como com a carnavalização das linguagens artísticas produzidas na academia em uma recepção hiperbólica pelo público estimado de 15.0000 espectadores, que acolhem o Auto do Círio como uma tradição importante na sociedade paraense reconhecida pelo IPHAN como Bem Imaterial da Cultura Brasileira, associado ao Círio de Nazaré.

Palavras-Chave:

Teatralidade, Performance e Carnaval



NÚCLEO PEDAGÓGICO ARTÍSTICO
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Olinda Margaret Charone
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

Fomentar o ensino-aprendizagem em vários níveis nas áreas de teatro, dança e cenografia, do mesmo modo o estudo, a discussão e a produção de resultados didáticos/ artísticos, oriundo dos processos criativos. Objetivos Específicos - Propiciar oficinas livres preparatórios e de atualização nas áreas de teatro, dança e cenografia; - Promover mostras artísticas teório-prática resultantes de trabalhos de disciplinas, oficinas, cursos ou de estudos de pesquisas; - Oferecer cursos básicos que desenvolvam a sensibilidade artística nas áreas ofertadas pela ETDUFPA, e que possam estimular o ingresso em cursos mais avançados como os técnicos e os de graduação; - Proporcionar projetos, cujas atividades estimulem o aprofundamento em estudos, discussões, reflexões e o fazer das linguagens cênicas desenvolvidas na ETDUFPA.

Palavras-Chave:

Arte, aprendizado, arte-educação


ARTES CÊNICAS EM DIÁLOGO: difusão da produção e da memória
Tipo de ação: Programa
Coordenador: Margaret Moura refkalefsky
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O programa “As artes cênicas em diálogo: difusão da produção e da memória” a ser realizado pelo ICA e tendo como espaço de execução o Teatro Universitário Cláudio Barradas/TUCB, em integração com diversas áreas artísticas da UFPA, tem como objetivo fortalecer o diálogo com a produção artística local e regional, através das apresentações dos grupos artísticos universitários (Grupo de Teatro Universitário e Grupo Coreográfico) e dos espetáculos produzidos pela Escola de Teatro e Dança. Essas atividades serão realizadas por meio dos seguintes projetos: 1) “Apoio à produção e intercâmbio entre grupos artísticos” que visa dar suporte de infraestrutura e logística às montagens dos grupos artísticos de teatro e dança da UFPA. Objetiva, ainda, aprofundar o diálogo entre as diferentes tendências estéticas do teatro na região, através da organização do l Festival Universitário de Teatro da Amazônia, em conjunto com a Escola de Teatro e Dança da UFPA e demais instituições de ensino superior na Amazônia. 2) Registro da memória do teatro e da dança constituído pelos projetos Ribalta e Corpo em Movimento que visam documentar em DVD, com a participação da Academia Amazônia, a importante contribuição que os mestres do teatro e da dança tiveram para consolidar essas linguagens artísticas no Pará. 3) “Capacitação de pessoal técnico de apoio aos teatros” este projeto objetiva contribuir para o aperfeiçoamento e atualização dos técnicos dos teatros da cidade, por meio de cursos, oficinas e palestras, através do apoio da FUNARTE e outros órgãos que atuam nessa área de formação.

Palavras-Chave:

artes cênicas, produção, difusão, memória,

PROCESSOS ARTÍSTICOS E CURATORIAIS CONTEMPORÂNEOS
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Prof. Dr. Orlando Maneschy
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

Estabelece um campo de ação que irá desenvolver propostas artísticas/culturais entre corpo docente,discente e publico,estabelecendo um espaço de construção da experiênciadialogal entre teoria e prática, com mostras e ações artísticas, workshops e seminários.. Assim, a produção artística discente é estimulada, bem como a elaboração de uma crítica teórica sobre a mesma, estabelecendo a inserção cultural dos jovens alunos, artistas e críticos, a partir de proposições no sistema de arte local.

Palavras-Chave:

arte, curadoria, arte educação, Processos


PROGRAMA ARTE NA ESCOLA – Pólo Belém
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Neder Roberto Charone / Sandra Francisco
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Implantado na Universidade Federal do Pará desde 1995 o Programa Arte na Escola UFPA/Pólo Belém faz parte da Rede Arte na Escola, uma rede composta por 55 Pólos presentes em universidades, instituições culturais e secretarias de educação de todas as regiões do país, com o objetivo de qualificar o professor de Arte. Os Pólos da Rede Arte na Escola desenvolvem programas de Educação Continuada, Midiateca e o Prêmio Arte na Escola Cidadã. A Midiateca Arte na Escola é composta por um acervo de títulos especializados em artes visuais. São DVD’s, CD room e outras mídias, disponível gratuitamente aos professores com o objetivo de instrumentalizar o ensino. O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado anualmente com o objetivo de identificar, reconhecer, valorizar e divulgar o trabalho do professor de Arte. O Pólo Belém, fundamenta-se em Francisco Mazzeu (1998), que toma a prática social do professor, problematiza, instrumentaliza, chega a catarse e retorna à prática social, não sendo esta mais a mesma. Essa proposta é fundamentada na prática pedagógica e possui referenciais que regem a pedagogia histórico-crítica.. A experiência do Programa Arte na Escola – Pólo Belém, nos diz que a fundamentação sugerida por Mazzeu (1998) favorece uma compreensão mais geral de que a arte, como qualquer outro campo do conhecimento específico, possui conteúdos próprios capazes de promover situações adequadas para a construção de conhecimento e desenvolvimento intelectual, somadas à produção artística.

Palavras-Chave:

Educação Continuada; Arte Educação; Instrumentaliz


PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA - PROGRAMA TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - PTDDA
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Áureo Deo de Freitas Júniro
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O objetivo dos coordenadores do “Programa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem - PTDDA” como uma ferramenta de ensino é continuar fomentando a educação musical no bairro da Cremação, visando promover a inclusão sócio - política e cultural de estudantes e professores de Violoncelo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Serão selecionados estudantes de violoncelo de diversas origens sociais, étnicas, e culturais de 09 a 14 anos de idade e por ordem de chegada no bairro da Cremação. A avaliação do Programa Cordas da Amazônia: PTDDA da Universidade Federal do Pará, será de responsabilidade de um Professor Doutor em Educação Musical tendo o auxilio de dois (03) estagiários bolsistas vinculados à Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Os procedimentos para avaliar os estudantes de violoncelo incluem quatro avaliações no período de 01 de abril a 30 de junho de 2010. Será usada a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical para avaliar o estudante de violoncelo. Os estudantes serão musicalizados por meio da vivência lúdica, onde ao mesmo tempo em que o estudante aprende a conhecer as notas, figuras musicais, claves, compassos, pausas, ritmos e ler partituras, inicia-se o ensino do Violoncelo sem os rigores técnicos importantes. A técnica instrumental será cobrada posteriormente, respeitando o tempo de aprendizado de cada estudante.

Palavras-Chave:

Programa Cordas da Amazônia,TDAH,DISLEXIA, AUTISMO

TERRITÓRIOS HÍBRIDOS
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Valzeli Figueira Sampaio
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

O Programa de Extensão TERRITÓRIOS HÍBRIDOS propõe a constituição de espaço permanente de produção de conhecimento e troca de informações entre pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao campo da arte. Para isto, serão desenvolvidos projetos e atividades que possibilitem troca de informações, a formação continuada, e a instauração de uma rede rizomática multidisciplinar de pesquisas em arte, através do estabelecimento de um centro de produção e pesquisa em arte contemporânea. As ações do Programa procurarão agregar pesquisa e a produção da arte contemporânea com a participação de pesquisadores, artistas e estudantes, de instituições, regionais, nacionais e internacionais que articulem questões do conhecimento artístico, como universidades, faculdades, fundações e associações de artistas. Este Programa está vinculado à pesquisa homônima cadastrada na Propesp/UFPA e CNPq, e reunirá projetos que possibilitem a interligação de setores, projetos, pesquisadores, artistas e, sobretudo de pessoas que atuam e pensam a arte e cultura contemporânea. Estas ações serão desenvolvidas por meio de seminários, oficinas, colóquios, projetos artísticos, realização de mostras, intervenções, residências artísticas. Buscando por em relação tanto pesquisadores com seus trabalhos quanto artistas.

Palavras-Chave:

ARTE CONTEMPORÂNEA, ARTE MÍDIAS, CULTURA


ARTE EM TODA PARTE – ARTES E TEMAS TRANSVERSAIS COMO COLABORADORES SOCIAIS
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Ana Margarida Lins leal Camargo

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Apresenta-se o projeto “ARTE EM TODA PARTE – Artes e Temas transversais como colaboradores sociais”, que tem como missão intercambiar as relações entre a Universidade e a sociedade através do tripé ensino, pesquisa e extensão. Por meio da Pró-reitoria de extensão, com o Departamento de Ação Comunitária, é possível estabelecer um programa de atendimento às demandas das comunidades do entorno da instituição, proporcionando tanto a democratização dos conhecimentos teóricos e práticos das artes, quanto oportunizando aos alunos do curso de Educação Artística da UFPA, em ambas as habilitações, a importante e necessária experiência de ensino-aprendizagem, como professores estagiários, dando-lhes a chance de cumprirem a carga horária de estágio exigida pelo curso. São esses alunos/professores que, inseridos no mercado de trabalho, ajudarão a forjar, diariamente, a consciência estética e sócio-cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e por isso, precisam experimentar, ainda na formação docente, a realidade da sala-de-aula ou de uma oficina artística. É somente diante dessa prática, que esses futuros professores estarão aptos a tornarem-se agentes de libertação ideológica, e não de aprisionamento curricular.

Palavras-Chave:

inclusão - música - educação


MULTICAMPIARTESTipo de Ação: Programa
Coordenador:  Adriana Clairefont  Melo Couceito
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Projeto Multicampiartes visa por meio de cursos (45h) de música, teatro, dança, literatura e artes plásticas, contribuir no desenvolvimento material e cultural dos artistas e agentes culturais dos municípios onde há campi e núcleos da UFPA. Incentivando-os à criação, ao trabalho artístico e situando-os no contexto sócio, político e cultural dos municípios. As atividades da proposta convergem para a ação coletiva da comunidade local, dos docentes e estudantes universitários que dela participam, pois, concomitantemente, articula teoria e prática, permitindo-lhes o diálogo entre o conhecimento e a produção artística em seu próprio contexto sócio-cultural.

Palavras-Chave:

Criação Artística/ Circulação das Artes


CIRANDA EXTENSÃO: Círculo antropológico da dança
Tipo de Ação: Programa
Coordenador: Giselle Guilhon Camargo Antunes 
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

CIRANDA – Círculo Antropológico da Dança – é um Programa de EXTENSÃO de caráter inter e trans-disciplinar, cujo objetivo geral é a troca de experiências acadêmicas entre grupos de pesquisa consolidados dentro e fora da UFPA. Criado, inicialmente, como Grupo de Pesquisa e, posteriormente, como Projeto de Pesquisa e Extensão, o Programa CIRANDA mantém-se fiel aos seus objetivos específicos: criação de um espaço permanente de estudos, exposições orais, debates de trabalhos acadêmicos, exibição de filmes, treinamentos e performances, centradas nas artes do corpo, em suas mais diversas formas de expressão (artística, cênica, ritual, folclórica, religiosa, marcial, etc.), à luz das mais variadas perspectivas teóricas (filosófica, histórica, pedagógica e, principalmente, antropológica). Além das atividades mencionadas acima, o Programa CIRANDA prevê, ainda, a realização de trabalhos de campo, com o objetivo de estudar danças específicas, em contextos específicos, possibilitando, assim, a troca entre “acadêmicos” (alunos, professores e pesquisadores da dança) e “mestres da cultura” (especialistas das danças estudadas), que serão, também, convidados a proferir palestras e/ou ministrar oficinas no ambiente acadêmico, para a comunidade.

Palavras-Chave:

Dança – Performance – Artes do Corpo – Antropologia


PROJETOS

01. 8ª MOSTRA DE INTÉRPRETES DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Celson Henrique de Sousa Gomes
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

O projeto de extensão "Mostra de Intérpretes de Música Popular Brasileira" em seu oitavo ano consecutivo busca estimular a expressão musical, revelar novos talentos e integrar a comunidade universitária - capital e campi da UFPA - a comunidade externa.

Palavras-Chave:

Música Popular, Canto Popular, Intérpretes


02. CENA ABERTA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Ézia do Socorro Neves da Silva
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

O projeto Cena Aberta é um evento semestral que abrange os cursos técnicos de teatro, dança e cenografia com caracteristica multidisciplinar, visando a integração artística e acadêmica da comunidade interna e externa.

Palavras-Chave:

Multidisciplinar, integração artística e acad.


03. CORDAS DA AMAZÕNIA: VIOLA EM GRUPO
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Antonio de Pádua
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

O objetivo do “Projeto Cordas da Amazônia: viola em grupo” como uma ferramenta de ensino é criar um pólo musical fora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará visando promover a (a) inclusão e avaliação dos professores de viola em perspectiva e (b) inclusão sócio - política e cultural de estudantes de viola. Sendo assim, despertaremos, por meio de aulas de viola, potencialidades musicais dos estudantes, desenvolvimento físico e mental, ampliando suas possibilidades expressivas e criativas para o exercício de sua cidadania.

Palavras-Chave:

viola, psicologia, comportamentos


04. CORDAS DA AMAZÕNIA: VIOLINO EM GRUPO
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Jacob Futado Cantão
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

O objetivo do “Projeto Cordas da Amazônia: violino em grupo” como uma ferramenta de ensino é criar um pólo musical fora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará visando promover a (a) inclusão e avaliação dos professores de violino em perspectiva e (b) inclusão sócio - política e cultural de estudantes de violino. Sendo assim, despertaremos, por meio de aulas de violino, potencialidades musicais dos estudantes, desenvolvimento físico e mental, ampliando suas possibilidades expressivas e criativas para o exercício de sua cidadania.

Palavras-Chave:

psicologia, educação, avaliação, comportamento


05. LEITURAS DRAMATIZADAS, O LIVRO EM CENA

Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Benedita Afonso Martins
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

A idéia de trabalhar, de forma sistemática, com leitura dramatizada ocorreu durante as aulas da disciplina Dramaturgia. A didática das aulas fomentou um interesse maior pelos textos literários. Nesta disciplina foram enfatizadas as riquezas das idéias que um texto é capaz de produzir para a cena, seja ele dramatúrgico ou não. Assim, verificou-se a necessidade, revelada em sala de aula, de estimular o hábito/vício de ler por meio desta linguagem, pois esta prática melhora a concentração e desenvolve a imaginação. Isto vale tanto para o ator, quanto para o espectador, além de possibilitar o aprendizado da técnica interpretativa para o primeiro.

Palavras-Chave:

leitura, dramatização, cultura


06. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CANTO, FLAUTA DOCE E PERCUSSÃO
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Biraelson Magalhães Corrêa
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resumo:

A Educação Musical no Estado do Pará está restrita a duas Instituições Governamentais, as quais são: Fundação Carlos Gomes através do Conservatório Carlos Gomes e a Escola de Música da Universidade Federal do Pará, estas escolas preocupavam-se até pouco tempo, orientar instrumentos de cordas e piano, não percebendo a maior realidade, onde o que mais se concentra não somente no Município de Belém como no interior do Pará os Instrumentos de Sopro, Canto e Percussão. As escolas devem extrapolar seus muros e direcionar a periferia e cidades dos interiores do Pará, a fim de socializar o conhecimento acadêmico e oportunizar as comunidades mais carentes ( periferia e interior) conhecimentos em geral.

Palavras-Chave:

MUSICALIZAÇÃO, CANTO, FLAUTA DOCE E PERCUSSÃO


07. RESGATE DA RÁDIO NOVELA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Marluce Oliveira
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

A Rádio Novela é a abertura para um rico trabalho de resgate das produções já quase esquecidas e pouco valorizadas nos dias atuais. Através deste projeto queremos de imediato preparar os alunos de teatro e cenografia para o mercado de trabalho, para suprir uma demanda de profissionais nas áreas de mídia sonora eletrônica, tais como: música incidental e temática, efeitos sonoros, trilhas, voz gravada e/ou amplificada, dublagem e outras mídias oferecendo ao alunado das três categorias presentes nesta escola: dança, teatro e cenografia. A longo prazo pretendemos a instalação de uma rádio na web como forma de ampliação e difusão dos produtos deste projeto, oferecendo opções como por exemplo a gravação das leituras obrigatórias do vestibular, para que possam ser disponibilizadas para escolas de ensino público.

Palavras-Chave:

Voz, Mídias, Sonorização


08. ALÉM DOS MUROS : MEMÓRIA SOCIAL E MESUALIZAÇÃO DA ÁREA DA DENPASA (Sta. Bárbara – Pará)
Tpor de Ação: ProjetoCoordenador: Maria do Socorro Lima
E-mail :  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Com o surgimento dos museus de território ou ecomuseus a museologia amplia seus estudos sobre o patrimõnio para além dos objetos, diversificando não só os tipos de museus mas os processos de musealização incluindo tanto o patrimônio cultural como também o natural. O homem, seu entorno, sua comunidade tornam-se sujeitos do processo de musealização. Assim, a primeira etapa do projeto é o levantamento da memória social mediante a realizaçãode trabalho de campo com observação, observação participante, entrevistas, história oral, registro visual para diagnosticar os sujeitos partícipes do processo de musealização da área da Denpasa. Concomitante ao levantamento/estudo do entorno da paisagem cultural da área que foi em 1965 alvo de um projeto pioneiro de cultivo do dendê pelo governo federal (Pandolfo:1984) . Os dados assim coletados servirão para o inventário do patrimônio cultural e natural. O processo de musealização com a capacitação da comunidade para auto-gestão do ecomuseu será o segundo ano do projeto caso a comunidade se identifique com a proposta. Para isso, juntamente com o levamento da memória social realizaremos ações culturais de educação patrimonial para conscientizar a comunidade em estudo da importância e do reconhecimento da atribuição de valores que esta imprime ao lugar. Desta forma pretendemos oferecer formação teórico-prática aos nossos alunos e educação patrimonial ao púlblico-alvo. O estudo tem a perspectiva interdisciplinar da museologia e da antropologia tanto na teoria quanto na metodologia e da arquitetura/patrimônio. Os resultados alcançados serão apresentados em relatório escrito, documentários (vídeos) e exposições museográficas que contribuiram para consolidar a linha de pesquisa de ecomuseus do curso de museologia recém-criado.

Palavras-Chave:

memória, ecomuseologia, patrimônio,museologia


09. INTEGRARTE: MEDIAÇÃO CULTURAL NA GALERIA CESÁR MORAES LEITE
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Idanise Sant’Ana Hamoy
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Projeto IntegrARTE : Mediação Cultural na Galeria César Moraes Leite tem por objetivo organizar uma ação contínua para o uso artístico/cultural desse espaço criado no Vadião que homenageia o estudante paraense de mesmo nome, morto em 1980 no pavilhão FB-2 no Campus Básico da Ufpa, integrando o conhecimento apreendido pelos alunos dos cursos de Artes Visuais e de Museologia da Faculdade de Artes Visuais, docentes da mesma Faculdade, professores e alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas no bairro do Guamá, entorno da Ufpa. Dentro de uma proposta de mediação cultural, as propostas expositivas de objetos estéticos dos alunos da FAV contempladas em um edital a ser elaborado, serão apresentadas aos professores das escolas publicas do entorno e seus alunos do ensino fundamental e médio, favorecendo a troca e intercâmbios de experiências estéticas, da memória individual e coletiva, promovendo o desenvolvimento crítico-reflexivo e de relações sociais no espaço da galeria. Utilizando como metodologia a arte-educação nos princípios do ver-contextualizar-fazer através de visitas dialogadas e atividades arte-educativas, o público alvo cria laços sociais que favorecem e estimula a valorização do Patrimônio Cultural, da mesma forma que possibilita a identificação e conhecimento pela comunidade acadêmica da comunidade estabelecida em seu entorno, estimulando o compromisso social do aluno da Universidade Federal do Pará, universidade pública, de apresentar à comunidade em geral resultados dos saberes recebidos na academia.

Palavras-Chave:

ARTES VISUAIS, MEMÓRIA E PATRIMONIO


10. MÚSICA NA CATEDRAL: Contribuição da UFPA para a divulgação e valorização do Cavaille –Coll
Tipo de Ação: Projeto Coordenador: André Alves Gaby
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Com o intuito de intensificar as atividades de cunho musical no âmbito da Catedral Metropolitana de Belém, e divulgar o seu órgão Cavaille-Coll , este projeto se propõe a colaborar com as quintas culturais, programação residente deste patrimônio histórico de Belém, aproximando assim dois grandes pilares da sociedade: Igreja e Universidade.

Palavras-Chave:

Música Sacra, Educação de Platéia, Cavaille-Coll

11. PLANO MUSEOLÓGICO EM AÇÃO
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Luiza Gomes
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Projeto Plano Museológico em Ação visa contribuir na elaboração e implementação do Plano Museológico do Museu da UFPA de acordo a LEI Nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus. Segundo essa lei, todos os museus nacionais terão que se adequar as normas estabelecidas nesse Estatuto no prazo de 05 anos. Pretende-se elaborar o Plano Museológico, como sugere o próprio Estatuto, de forma participativa através da valorização das ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no museu. Para isso pretende-se contar com a integração dos-(as) professores-(as) e alunos-(as) do curso de Bacharelado em Museologia e com a co-participação da comunidade estabelecida no entorno deste Museu.

Palavras-Chave:

Museu, Plano Museológico, Co-Participação


12. DUO IRMÃOS AZULAY, DE PIANO A QUATRO MÃOS E DOIS PIANOS DA UFPA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador : Adriana Valente Azulay
E-mail:

Resumo:

Pesquisa, fomento e difusão da música brasileira para piano a quatro mãos e dois pianos. O Duo tem como objetivo geral a compreensão e divulgação da música brasileira e, especialmente, paraense

Palavras-Chave:

Música Brasileira


13. DUO DE CLARINETE E PIANO
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Marcos Jacob Cohen 
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Pesquisa, fomento e difusão da música brasileira para clarineta e piano. O Duo tem como objetivo geral a compreensão e divulgação da música brasileira e, especialmente, paraense.

Palavras-Chave:

Clarineta, Piano, Música Brasileira


14. I CONGRESSO DOS ESTUDANTES DE MÚSICA DA UFPA - CEMUFPA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Lia Braga Vieira
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Trata-se de conjunto de atividades, promovidas pelo curso de Graduação em Música da UFPA, por meio das quais se reunirão estudantes dos cursos superiores de música do estado do Pará, envolvendo Belém, Soure, Oriximiná, Santarém e Vigia. O congresso desses estudantes será realizado em Belém, no atelier de artes, no campus do Guamá, no primeiro semestre de 2010. Pretende-se promover o intercâmbio entre estudantes, com a presença de professores convidados, a fim de oportunizar a atualização através da difusão e da troca de conhecimento na área da educação musical.

Palavras-Chave:

Congresso; Educação Musical; Graduação em Música e


15. NOVOS CONSTRUTORES DE NETCENAS; Inclusão digital para atores, bailarinos, cenógrafos e figurinistas via construção de “Diários de Bordo” disponibilizados na WEB
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Edinely Pessoa
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O projeto NOVOS CONSTRUTORES DE NETCENAS objetiva ser uma ação extensionista da ETDUFPA/ICA/UFPA na perspectiva de proporcionar inclusão digital aos atores, bailarinos, cenógrafos e figurinistas via construção de “Diários de Bordo” disponibilizados na Web.

Palavras-Chave:

Netcena; Cibercultura; Internet; Web


16. PREAMAR TEATRAL: arte, formação e cidadania nas escolas públicas das ilhas de Belém
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Inês Antonia Ribeiro
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Este Projeto pretende desenvolver ações para o ensino de metodologias teatrais nas escolas ribeirinhas do município de Belém, no sentido de potencializar as concepções pedagógicas dos professores e no que se refere a atividades com a linguagem teatral. Considerar-se-á o docente como professor-artista enfatizando em sua prática pedagógica uma nova consciência do ensino do teatro nas escolas de modo que venha a favorecer o desenvolvimento artístico e intelectual dos proponentes envolvidos nas atividades. Acreditamos que a articulação Escola de Teatro e Dança e escolas públicas das ilhas de Belém do Pará, mediada pelo fazer teatral, potencializa a formação continuada de professores e contribui para a tomada de consciência de desejos, valores, inspirações, a ampliação da sensibilidade, preparando os sujeitos envolvidos para as escolhas no caminho da cidadania e da hominização.

Palavras-Chave:

Metodologias teatrais, formação de professores


17. TATOESCULTURA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Edison da Silva Farias
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Projeto “Tatoescultura” pretende ser uma atividade extensionista em arte dentro da Faculdade de Artes Visuais da UFPA que visa a abertura da academia para a pesquisa no campo da produção artística e de seu ensino, na interface com a comunidade. Suas atividades compreendem a pesquisa da forma artística, técnicas, procedimentos e materiais, a produção, a experimentação e a crítica do fazer ensinar a arte escultórica e modelagem na perspectivas do exercício da cidadania, uma vez que se propõem a preservar o patrimônio histórico em seus ornatos e produzi-los para a fruição e apreciação estética, num nível físico, mais táctil do que visual, acessível, portanto, aos portadores de necessidades especiais. Nesse sentido, o resultado das atividades de atelier de escultura (oficinas) produzirá e reproduzirá imagens tridimensionais acessíveis ao tato dos deficientes visuais, de forma inédita no Pará que, de per se, justificará os esforços institucionais.

Palavras-Chave:

Arte - Arte-educação, inclusão social e escultura.


18. ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL DE CENOGRAFIA
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Walter Chile
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O Projeto Escritório Experimental de Cenografia consiste na criação de ambiente de estágio para educandos do Curso Técnico de Cenografia da ETDUFPA, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, articulando conhecimentos com as necessidades de mercado por meio da projeção e execução serviços cenográficos para organizações, grupos de representações espetaculares e a comunidade.

Palavras-Chave:

Cenografia, Mercado de Trabalho, Formação.


19. TECLADO EM GRUPO – Abordagens para o ensino de música popular
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador:  Isac  Almeida
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

O projeto se apresenta como uma iniciativa no sentido de aproximar a música popular, considerada um dos elementos que singulariza a cultura brasileira, à prática escolar técnico-profissionalizante e acadêmica através de procedimentos que envolvem experiências de ensino e aprendizagem em situações coletivas, visando atender ao interesse de muitos discentes que buscam as instituições especializadas no ensino de música com intuito de se inserir ou intervir (caso já estejam inseridos) em campos profissionais instituídos nos quais aquela realidade musical está assentada, ou mesmo os que querem meramente encontrar mais uma forma de expressão individual no aprendizado de um instrumento musical visando execução no contexto da música popular. As atividades do projeto serão acompanhadas de registros e discussões que auxiliarão no sentido de otimizar os resultados e favorecerão a produção acadêmica.

Palavras-Chave:

Teclado. Música popular. Ensino.




20. APLICAÇÕES TRANSVERSAIS
Tipo de Ação: Projeto
Coordenador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Aplicações Transversais é nome dado à transmissão e multiplicação de conhecimentos oriundos da pesquisa Artes Marciais e Performance no Ocidente: interações metodológicas para o atuante cênico, levada a cabo pelo Grupo de Investigação do Treinamento de Atuantes - GITA nos últimos 3 anos.

Palavras-Chave:

cena, atuante, apresentação, treinamento


 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br