UFPA contra a fome doa cestas a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e outros parceiros. Campanha continua.

• Publicado: Quarta, 13 Outubro 2021 10:06
  • Última Atualização: Quarta, 13 Outubro 2021 10:06

Em seu sexto mês, a Campanha UFPA contra a fome continua arrecadando alimentos e cestas básicas para doações a instituições e comunidades parceiras que realizam ações solidárias junto a famílias em vulnerabilidade. Nesta sexta-feira, 8 de outubro, às vésperas da festividade do Círio de Nazaré, foram feitas novas doações a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e outros parceiros.

08.10.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 2Ao todo foram doadas 150 cestas básicas, que atenderão famílias de cinco associações: Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá - COOTPA; Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém - ACCSB; Associação dos Recicladores das Aguas Lindas - ARAL; Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol - CCMRFS; e Associação Cidadania para Todos - ACT. Esses grupos atuam em parceria com a Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Prefeitura Multicampi da UFPA para destinação dos materiais recicláveis coletados pela universidade e vêm enfrentando a redução nessa captação.

Também foram doados 150 quilos de feijão da colônia para o Movimento República de Emaús e 90 quilos de feijão para a Campanha Terra Solidária. Ambos são parceiros desde o início da campanha e têm recebido e distribuído alimentos e cestas básicas para várias famílias ao longo desses meses.

08.10.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 3Compareceram para a entrega das cestas os membros do Comitê de Acompanhamento da Campanha UFPA contra a fome; os presidentes das cooperativas, Noêmia Neres Pereira do Nascimento (COOTPA), Maria do Socorro dos Santos Ribeiro (ACCSB), Sarah Ferreira dos Reis (ARAL), João Jorge Ribeiro (CCMRFS) e Maria Trindade Santana de Araújo (ACT), além de José Maria Dias, representando o Emaús, e Fabrício Souza, Cristiane Santos e Socorro Santos, representando a Campanha Terra Solidária.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recordou o lema da campanha, “Ciência e Solidariedade pela Vida”: “Essa é uma campanha da nossa comunidade universitária, que tem se engajado e efetuado doações, consciente de que a ciência e a solidariedade são caminhos fundamentais para superarmos a enorme crise sanitária e humanitária que vivemos. Agradecemos a colaboração das diversas organizações e grupos sociais que são parceiros nessa empreitada. Seguiremos mobilizando nossa comunidade para que mais famílias sejam contempladas”.

08.10.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 4As lideranças das instituições se manifestaram agradecendo também a parceria com a Universidade e destacaram a importância das doações, especialmente para as famílias de catadores de materiais recicláveis, que tiveram que lidar com a redução das coletas de materiais em decorrência da pandemia.

E a campanha continua – Já tendo arrecadado e distribuído mais de 30 toneladas de alimentos, a Campanha UFPA contra a fome continua com as arrecadações em fluxo contínuo. Muitas doações têm ocorrido de forma coletiva, mas há também doações individuais. Para doar, basta reunir as cestas ou itens de alimentos em qualquer quantidade e entregá-las(os) em um dos postos de arrecadação em todos os campi (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA