Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus de Salinópolis oferta vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Costeira e Oceânica pela primeira vez

  • Publicado: Sexta, 15 Outubro 2021 09:56
  • Última Atualização: Sexta, 15 Outubro 2021 09:56
  • Acessos: 313

A Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta, pela primeira vez, o curso de Bacharelado em Engenharia Costeira e Oceânica, que terá como base o Campus Salinópolis. Aprovado em agosto pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o curso será realizado na modalidade presencial, nos turnos matutino e/ou vespertino, e contará com 50 vagas já no próximo processo seletivo da Instituição, o PS 2022. A primeira turma do curso de graduação está prevista para iniciar no segundo semestre de 2022. 

O curso de Engenharia Costeira e Oceânica pretende formar profissionais que desenvolvam soluções para problemas relacionados à urbanização do ambiente costeiro, fazendo, assim, a necessidade de se ter um profissional capacitado para lidar com o seu desenvolvimento sustentável. A Engenharia Costeira e Oceânica faz fronteira com a Engenharia Civil, diferenciando-se pela sua atuação específica. Esse profissional precisa, além do conhecimento básico da engenharia em obras de construção civil e infraestrutura, de um profundo conhecimento do meio natural e das respostas desses ambientes às intervenções. 

“A Região Norte, principalmente o setor leste, onde está inserida a cidade de Salinópolis, obtém um elevado número de cidades e vilas localizadas em áreas costeiras. Por isso, devido à dinâmica própria da área, influenciada pelas ações de ondas e marés, processos como erosão ocorrem facilmente, seja ele natural, seja induzido pela urbanização. Assim, diversas construções de estruturas de contenção são feitas para minimizar os efeitos erosivos. Porém a maioria delas não é bem elaborada do ponto de vista técnico, principalmente pela falta de profissionais da engenharia civil, com conhecimento em processos costeiros, o que resulta em obras sem bom custo-benefício e ineficientes”, destaca o professor Vando Gomes sobre a importância de ofertar o curso para a formação de profissionais na região.

O engenheiro costeiro e oceânico é um profissional diferenciado e amplamente capacitado para atuar no Manejo Costeiro Integrado, um dos grandes desafios do século 21, o que envolve o desenvolvimento de obras de infraestrutura em corpos d’água fluvial ou marinho e suas interfaces (zona costeira), alinhado com as forças da natureza, com conhecimento dos princípios ecológicos, agregando adaptabilidade, viabilidade técnica e, portanto, economia aos empreendimentos. 

Originalidade - Os acadêmicos vão encontrar no curso disciplinas referentes à engenharia clássica (construção civil, projetos estruturais, geotecnia, hidráulica e saneamento etc.), bem como conhecimentos vinculados a processos oceanográficos. Nas áreas mais relacionadas à questão ambiental, vão se deparar, ainda, com o gerenciamento costeiro, a química ambiental e o tratamento e abastecimento de água. 

As principais áreas de atuação estão voltadas à elaboração, ao desenvolvimento e à proteção de projetos na zona costeira; ao dimensionamento de canais e projetos portuários; à ampliação de soluções no controle de erosões e à recuperação da paisagem costeira. Além disso, o curso estará ligado a pesquisas baseadas na interpretação, na análise e no desenvolvimento de modelos matemáticos relacionados à dinâmica de ondas, marés, correntes e transporte de sedimentos, com destaque nos principais ambientes que compõem o sistema costeiro como praias, estuários, baías e manguezais. 

“O curso vai entregar profissionais capacitados na elaboração e planejamento de obras eficientes em ambientes costeiros. Sempre buscando o ‘equilíbrio` entre o desenvolvimento urbano e a preservação e manutenção ambiental das áreas costeiras”, conclui o professor Vando Gomes, da Faculdade de Engenharia Costeira e Oceânica.

Interessados em ingressar na primeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Costeira e Oceânica devem se inscrever no Processo Seletivo 2022 (PS 2022), que segue com inscrições abertas até o dia até 19 de novembro de 2021.  Confira o edital da seleção aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página