XXXII edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA será realizada de 8 a 12 de novembro

• Publicado: Quarta, 03 Novembro 2021 09:12
  • Última Atualização: Quarta, 03 Novembro 2021 09:12
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Pesquisa (DPQ), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), vai realizar entre os dias 8 e 12 de novembro, o XXXII Semináriod e Iniciação Científica (Seminic). O evento, que ocorre anualmente, busca compartilhar com toda a comunidade acadêmica os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na Instituição. Assim como na última edição, este ano o evento também ocorrerá em formato virtual, com mesa de abertura, lives e conferências com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Propesp. Interessados em participar podem se inscrever no site oficial do seminário até o dia 31 de outubro.

Em sua 32ª edição, o Seminic visa proporcionar aos orientadores e seus bolsistas o reconhecimento do desenvolvimento de suas pesquisas durante o ano de 2020/2021. Atualmente, a UFPA possui 1733 bolsas de Iniciação Científica financiadas com recursos próprios ou estimulados pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisa (Fapespa) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estarão presentes, ainda, os bolsistas do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

O Seminário de Iniciação Científica é um dos eventos mais importantes para a UFPA, pelo protagonismo assumido pelos alunos, com a apresentação das suas pesquisas, e alguns pela conquista do prêmio destaque. Neste ano, mais uma vez, O Seminic ocorrerá no formato remoto, em função das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, mas a dinâmica da avaliação está preservada, com a participação de mais de cinquenta avaliadores externos, de outras Instituições do país, responsáveis pela avaliação dos relatórios dos bolsistas e voluntários do PIVIC. "Esperamos que o público universitário participe e aproveite a qualidade do Seminário, que mais uma vez mostra a distinção para a Propesp e de toda a UFPA”, ressalta a professora Germana Sales, diretora de Pesquisa da Propesp.

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, a professora Iracilda Sampaio, pontua que "Anualmente a UFPA promove, por meio da PROPESP, o seu Seminário de Iniciação Científica, durante o qual os discentes de graduação apresentam os resultados de suas pesquisas. É, sem dúvida, um dos eventos de mais alta relevância para a instituição, pois é o momento em que constatamos o quão importante é a participação em pesquisa para a formação do indivíduo, para a consolidação da formação profissional, e descoberta de talentos para a pós-graduação. É um momento de celebração para a instituição e de grande visibilidade para a sociedade.

Programação - A programação do Seminic inicia no dia 8 de novembro, às 14h30, com a mesa de abertura, seguida de programação cultural e, às 15h30, a conferência de abertura, que será ministrada pela Dra. Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como tema “O Impacto da Covid 19 em Nossas Vidas: Antes e Depois". Ao longo da programação na semana, as outras conferências programadas irão abordar temas como: “As brechas do Estado e os limites do (in) suportável: como se fazem as políticas públicas na prática”; “Universidade nam Amazônia: desafios e perspectivas”; “Bem-Estar Animal: a relação homem x animal em tempos de pandemia”; “A Pesquisa Científica e a Salvaguarda das Fortificações Militares na Amazônia”; e, por fim, “Adaptação acadêmica em tempos da pandemia de COVID-19”.

Os bolsistas dos programas de iniciação científica também estarão presentes na programação, com a apresentação de vídeos e resumos de suas pesquisas que estão postados no site do Seminic. Dentres os bolsistas, 36 foram contemplados com o Prêmio Destaque de Iniciação Científica - Horacio Schneider 2021, da UFPA e, por isso, vão apresentar seus trabalhos ao vivo durante o evento.

XXXII Seminário de Iniciação Científica

Data: 8 a 12 de novembro de 2021

Inscrição: XXXII Seminário de Iniciação Científica UFPA

Transmissão: Facebook e YouTube

Confira a programação completa aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA