Cláudio Barradas é o mais novo Professor Emérito da UFPA

• Publicado: Quarta, 03 Novembro 2021 09:27
  • Última Atualização: Quarta, 03 Novembro 2021 09:27
imagem sem descrição.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, por aclamação, na última terça-feira, 26 de outubro, a concessão do título de Professor Emérito ao artista, pesquisador e docente Cláudio de Souza Barradas. Ao longo de 30 anos, Cláudio Barradas atuou na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), com contribuições na formação em teatro, na promoção das artes e da cultura e em espetáculos.

“Não dá para se pensar uma história do teatro, no Pará e no Brasil, sem pensar em Cláudio Barradas, que além de ator, diretor, encenador, também foi o professor de várias gerações que escolheram o teatro como instrumento capaz de sensibilizar corações e mentes, na busca por uma Universidade que, além de valorizar a ciência, possa internalizar a necessidade da arte para nutrir e conferir sentido às existências humanas”, declarou a professora Zélia Amador de Deus, autora do parecer que recomendou a aprovação da concessão do título pelo Consepe.

A concessão do título foi proposta pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, unidade acadêmica onde o professor Cláudio Barradas exerceu suas atividades como artista e docente. O dossiê de proposição do título foi elaborado pelo professor José Denis de Oliveira Bezerra, da ETDUFPA, no qual aponta que “para além da produção de espetáculos teatrais, Barradas se interessava pela formação crítica, pela criação de espaços de debates, de trocas de ideias entre os artistas”.

O dossiê reúne também alguns depoimentos de pesquisadores que conviveram e convivem com Cláudio Barradas. O professor Ernani Chaves destacou: “Eu só gostaria de reiterar que ele [Cláudio Barradas] foi e continua sendo um grande ‘professor’, um grande ‘mestre’, que honra a Universidade Federal do Pará. E que, portanto, a concessão desse título não é apenas uma forma de homenageá-lo como ele merece, mas, principalmente, de agradecer pelo que ele fez por nossa Instituição, por várias décadas de trabalho incessante, disciplinado e profícuo, suportando todas as dificuldades pelas quais a Escola de Teatro da UFPA passou”.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, após a aprovação do título, declarou: “Esta é uma homenagem merecida e que honra muito a UFPA. Estamos celebrando uma trajetória de contribuições destacadas à nossa instituição e, mais do que isso, à cultura e às artes no estado do Pará. A liderança intelectual e artística do Professor Cláudio Barradas na Escola de Teatro e Dança da UFPA é parte essencial da história de sucesso daquela unidade e explica em grande medida a admiração e o reconhecimento de toda a comunidade”.

Um devoto das artes - Cláudio de Souza Barradas nasceu em 4 de janeiro de 1930, em Belém, filho de migrante português (pai) e migrante nordestina (mãe). Sua experiência no teatro se deu a partir de manifestações religiosas populares e por meio da escola. Na década de 1950, formou-se em Letras Clássicas, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, posteriormente incorporada à UFPA. Fez parte da primeira turma do curso de Formação de Ator da UFPA, na década de 1960 e, posteriormente, integrou o corpo docente do então Serviço de Teatro da UFPA, hoje Escola de Teatro e Dança da UFPA, contribuindo com a formação de gerações de artistas até sua aposentadoria em 1992. Apesar de não se afastar do teatro e das artes, após a aposentadoria, Barradas se dedicou à vida sacerdotal, sendo padre em diferentes paróquias da Arquidiocese de Belém.

Um belo registro de suas memórias e histórias foi feito em 2010 pelo Projeto Ribalta, realizado pela ETDUFPA, em parceria com a Academia Amazônia e a Faculdade de Comunicação da UFPA. No programa piloto do projeto, o professor Claudio Barradas foi entrevistado por convidados como Maria Silvia Nunes, Zélia Amador de Deus, Wlad Lima e Cleodon Gondin, relatando aspectos da sua vida de seminarista e suas experiências no teatro como ator e diretor. O programa está disponível para assistência e download no Repositório UFPA Multimídia.

A UFPA o homenageou dando o seu nome ao teatro construído na ETDUFPA - o Teatro Universitário Cláudio Barradas, um espaço experimental que atende aos cursos da ETDUFPA e é palco de programações culturais abertas ao público paraense.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA