ReproEduca promove ações educativas para tutores de pets

• Publicado: Quarta, 03 Novembro 2021 09:31
  • Última Atualização: Quarta, 03 Novembro 2021 09:31
imagem sem descrição.

Com o objetivo de compartilhar e expandir orientações a respeito do planejamento reprodutivo e da guarda responsável de cães e gatos, o projeto de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV), ReproEduca, promove diversas ações de orientação e conscientização para a comunidade do município de Castanhal. O projeto é uma iniciativa da Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) e do Programa de Pós-graduação em Reprodução na Amazônia (ReproAmazon), em parceria com o Hospital Veterinário (HVET) do Campus Castanhal.

Com coordenação da professora Sheyla Domingues, o ReproEduca surgiu devido a grande importância de conscientizar a sociedade sobre a guarda e o cuidado responsável dos animais. Para isso, o projeto tem realizado ações de orientação acerca da guarda responsável dos pets que são atendidos no Hospital Veterinário, além de promover palestras em escolas públicas e privadas, e lives nos perfis do ReproEduca.

“É singular a troca de saberes entre a sociedade e o ambiente acadêmico. O retorno do conhecimento adquirido em universidades públicas para a sociedade, por meio de ações de extensão, são imprescindíveis e precisam ser incentivados por instituições de fomento. A partir desse projeto de extensão, temos a oportunidade de aplicar o aprendizado, obtendo resultados em nosso meio em um curto prazo.  Para além disso, desenvolvemos a sensibilidade de lidar com a sociedade, visto que há diferentes realidades em uma cidade tão plural como Castanhal, que está em exponencial crescimento urbano e, simultaneamente, conta com uma importante interface com as agrovilas e propriedades de produção rural”, ressalta bolsista do ReproEduca e acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, Inara Evangelista.

Segundo a estudante, ter conhecimento sobre a reprodução de seu animal é importante tanto para a saúde dele, quanto para evitar consequências coletivas que poderiam afetar a comunidade local, o que reforça ainda mais a importância de difundir o conhecimento produzido dentro da Universidade. “O planejamento reprodutivo dos pets, quando realizado de forma adequada, pode prevenir o uso de métodos contraceptivos inapropriados que colocam em risco a vida dos pets, assim como pode também prevenir o controle das superpopulações de cães e gatos, em decorrência de gestações não desejadas que, a curto prazo, acarretam em abandono de pets na cidade, o que inclusive pode impactar na saúde humana”, explica.

Mais informações nas redes sociais do projeto.

Texto: Yris Soares - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação