Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PPGCIMES publica Edital do Processo Seletivo da turma de 2022

  • Publicado: Quinta, 04 Novembro 2021 09:16
  • Última Atualização: Quinta, 04 Novembro 2021 09:16
  • Acessos: 310
imagem sem descrição.

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o Edital do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2022 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2021. O edital na íntegra, em PDF e formatos acessíveis para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA), podem ser conferidos no site do Programa.

Estão abertas 24 vagas, sendo 12 na Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE), voltada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem; e 12 na Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (Inovames), orientada às inovações em métodos e técnicas de ensino. O programa possui área de concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem”, com o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa aplicada ao Ensino.

Ao todo, serão cinco fases de seleção: 1) Inscrição e homologação das inscrições (eliminatória); 2) Avaliação da Proposta de Pesquisa e Produto/Processo Educacional (eliminatória e classificatória); 3) Prova Escrita (eliminatória e classificatória); 4) Entrevista e Defesa da Proposta de Pesquisa e Produto/Processo Educacional (eliminatória e classificatória) e 5) Avaliação do Currículo Lattes (classificatória). O calendário completo com as datas de realização de cada fase pode ser conferido no item 7 do edital.

Os critérios de aprovação em cada uma delas, as orientações sobre isenção de taxa de inscrição e interposição de recursos, os modelos e as orientações para as documentações, além da bibliografia indicada para estudo, estão detalhados no Edital.

Inscrições – As inscrições se darão exclusivamente on-line, pelo sistema SIGAA da UFPA, conforme link divulgado no edital. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento.

Entre os documentos necessários para a realização da inscrição, estão: (i) cópias autenticadas em cartório do diploma ou declaração de conclusão de curso de nível superior e do histórico acadêmico da graduação; (ii) documentos de identificação (RG, CPF, título de eleitor, certificado de comparecimento na última eleição e certificado de reservista para homens); (iii) carta de comprometimento do candidato (acompanhada de carta de concordância do empregador, caso haja vínculo empregatício, para desempenho das atividades no programa) e (iv) comprovante de pagamento de GRU com taxa de R$ 80,00 para inscrição no Processo Seletivo, emitida diretamente pelo site do Tesouro Nacional. O pagamento da GRU deverá ser realizado até o dia 16/12/2021 (último dia das inscrições). Há necessidade, ainda, dos seguintes arquivos digitais: (v) proposta de pesquisa para desenvolvimento de um processo ou produto educacional e (vi) currículo Lattes, acompanhado de documentos comprobatórios, organizados conforme instruções do edital.

Candidatos com deficiência que necessitarem de recursos de acessibilidade ou de tecnologia assistiva devem anexar aos documentos de inscrição a digitalização colorida de Laudo Médico Pericial, original ou cópia autenticada em cartório, comprovando o tipo de deficiência, devendo este ser legível e conter a descrição da espécie e do grau ou nível da deficiência do candidato, com expressa referência ao código correspondente ao CID 10, bem como sua provável causa, além de nome, assinatura, carimbo e CRM do médico que forneceu o Laudo.

Sobre o PPGCIMES – O programa está em funcionamento desde 2017, após sua aprovação, em 2016, pela área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, três turmas já foram formadas pelo programa e outras duas estão, atualmente, em atividade. Os mestres formados pelo PPGCIMES devem conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educacional em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple o contexto do ensino superior e que esteja relacionado a uma das linhas de pesquisa do programa.

O programa é um espaço de formação de recursos humanos aptos à concepção, ao desenvolvimento, à  testagem e à avaliação de processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Para isso, realiza pesquisas aplicadas que envolvem recursos de Ensino, Comunicação e Tecnologias Digitais, visando propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e discentes de ensino superior, especialmente em um contexto de grandes desafios para o Brasil, como a região amazônica.

Serviço

Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2022

Período de inscrições: 16/11/2021 a 16/12/2021

Consulte o Edital.

Consulte o Edital Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA).

Mais informações: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br.

Texto e arte gráfica: Divulgação PPGCIMES.

registrado em:
Fim do conteúdo da página