PPGECM-UFPA publica editais do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas

• Publicado: Quinta, 04 Novembro 2021 09:16
  • Última Atualização: Quinta, 04 Novembro 2021 09:16
imagem sem descrição.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou, em 1 de novembro de 2021, os Editais do Processo Seletivo para novas turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições ocorrem no período de 16 a 30 de novembro de 2021. Para conhecer os editais, clique aqui.

São ofertadas 20 vagas para o curso de Mestrado e 22 vagas para o curso de Doutorado, distribuídas em duas Áreas de Concentração: Educação em Ciências e Educação Matemática. Nesse total, além da ampla concorrência, estão previstas vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência; para servidores da UFPA, por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT); e para docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio de Termo de Cooperação firmado com a UFPA.

Os candidatos devem possuir Graduação em Biologia, Física, Matemática, Química ou Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Caso o candidato seja graduado em áreas afins, é necessária a comprovação de experiência docente e/ou produção acadêmica na área de Educação em Ciências e/ou Educação Matemática, nos últimos cinco anos. Em todos os casos, os projetos devem estar articulados a uma das cinco linhas de pesquisa do programa: Didática e Formação Docente;  Linguagens e Práticas Docentes; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; Docência e Diversidade; e História, Filosofia e Estudos Culturais.

As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA), com acesso a ser liberado a partir do dia 16 de novembro de 2021. No ato de inscrição, todos os candidatos devem estar atentos ao preenchimento correto do formulário e ao envio de versões legíveis, em formato PDF, das documentações para identificação pessoal e realização das etapas de seleção.

A matrícula e a abertura das atividades letivas dos candidatos aprovados e classificados, após homologação do resultado do Processo Seletivo, estão previstas para março de 2022.

Sobre o PPGECM-UFPA - Criado em 2002, o programa busca qualificar, em nível de mestrado e, desde 2009, de doutorado, licenciados e graduados envolvidos em atividades docentes e de pesquisa nas áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática. Portanto visa à formação de profissionais para atuar no ensino e na pesquisa nos níveis de ensino fundamental, médio e superior e avaliar as contribuições dessas pesquisas na formação de professores.

Por meio de embasamentos teórico e prático referentes às pesquisas em suas áreas de concentração, os mestres e os doutores devem possuir autonomia para refletir e dimensionar sua prática pedagógica, bem como produzir conhecimentos que possam ser difundidos, criando condições de desenvolvimento de estudos, da pesquisa e da formação continuada dos professores de Ciências e Matemáticas. Com essas propostas, o PPGECM-UFPA tem recebido professores da educação básica e do ensino superior, oriundos de instituições de ensino de diversos municípios paraenses e, em casos mais recentes, de outros estados brasileiros e até de países latino-americanos e africanos.

Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGECM-UFPA

Publicação dos editais: 1/11/2021

Período de inscrições: 16 a 30/11/2021

Período de emissão do boleto da taxa de inscrição: 16 a 25/11/2021

Consulte os editais de Mestrado e Doutorado.

Mais informações: http://www.ppgecm.propesp.ufpa.br.

Texto e arte gráfica: Divulgação PPGECM