Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professora Edna Castro receberá título de Professora Emérita da UFPA em solenidade

  • Publicado: Terça, 16 Novembro 2021 10:05
  • Última Atualização: Terça, 16 Novembro 2021 10:05
  • Acessos: 443
imagem sem descrição.

Na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, às 16h, vai ocorrer a solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Edna Maria Ramos de Castro, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). O evento será aberto ao público, respeitando os protocolos de biossegurança do bandeiramento verde.

A concessão do título foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em julho de 2020. O título foi proposto pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA). Com uma trajetória de mais de 30 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), especialmente no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Edna Castro é a 50a docente da Instituição que receberá a honraria. O título é concedido a professores(as) com reconhecida atuação acadêmica e científica. O adjetivo emérito é derivado da palavra em latim emeri, que significa "ganhar através do serviço". 

Trajetória - Graduada em Ciências Sociais pela UFPA e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Edna Castro já foi professora das Universidades de Montreal, no Canadá, Le Havre, na França, e de Brasília (UnB), além da UFPA. Atualmente, mesmo aposentada, ainda atua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA), do qual foi a primeira coordenadora, e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH), ambos da UFPA.

A professora também foi coordenadora geral do NAEA; presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); conselheira da SBPC; diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). 

Serviço 

Solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Edna Maria Ramos de Castro

Data: 19 de novembro de 2021

Horário: 16h

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), UFPA – Campus Guamá. 

Aberto ao público. Obrigatório o uso de máscara.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página