Seminário de Projetos Educacionais da UFPA ocorrerá em formato virtual, a partir do dia 30 de novembro

• Publicado: Terça, 30 Novembro 2021 09:05
  • Última Atualização: Terça, 30 Novembro 2021 09:05
imagem sem descrição.

Sob o tema “Experiências de aprendizagem, inovação e (re)construção de saberes no ensino de Graduação, Educação Básica e Profissional”, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) vai realizar, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021, o Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc/2021) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Gratuito e virtual, o evento pretende compartilhar os resultados de diversos programas e projetos educacionais vinculados à Proeg e à formação de professores.

Para construir um espaço de interlocução, com base em conhecimentos adquiridos nos diferentes projetos institucionais, o  Sepeduc/2021 reunirá discentes e servidores docentes e técnico-administrativos envolvidos em programas/projetos que envolvam práticas educacionais no âmbito das ações institucionais da Proeg/UFPA, nas suas quatro diretorias: Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (Diden), Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD) e Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas (DMGP).

“O Sepeduc facilita a partilha de conhecimentos e experiências nos diferentes contextos dos processos de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, torna-se oportuno para que a comunidade também conheça/reconheça o que tem sido realizado no âmbito institucional”, destaca a professora Marília Ferreira, pró-reitora da Proeg/UFPA.

Para a professora Sheila Vilhena Pinheiro, diretora de Desenvolvimento do Ensino – Diden/Proeg, o grande diferencial do Sepeduc/2021 é a inclusão de pesquisas, produtos e processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, Técnica e Profissional (EBTP), além daquilo que já vinha sendo feito em relação à promoção dos projetos de ensino da graduação apoiados com recursos da Proeg e também dos Mestrados Profissionais em Ensino da UFPA.

“O Sepeduc/2021 é um importante espaço de socialização e discussão de um conjunto de experiências educacionais materializadas no cotidiano dos cursos de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Profissional, com o apoio da gestão superior, em prol, cada vez mais, da qualificação dos processos formativos inseridos em cada uma das unidades e subunidades da UFPA”, completa o professor Doriedson Rodrigues, diretor da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino – Diquale/Proeg.

Programação - A transmissão do evento terá início às 14h30 do dia 30 de novembro, terça-feira, na página da Proeg, no Facebook e no canal da Proeg no Youtube. A abertura contará com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, e dos gestores das diretorias da Proeg, e com uma conferência ministrada pelo professor da Unicamp Dermeval Saviani, que irá abordar “Experiências de aprendizagem, inovação e (re) construção de saberes no ensino de Graduação, Educação Básica e Profissional”.

Já no dia 3 de dezembro, a conferência que encerra o Sepeduc 2021 receberá a professora Marise Nogueira Ramos (EPSJV/Fiocruz; PPFH/UERJ), que vai falar sobre “Diretrizes Curriculares dos Ensinos Médio e Superior: encruzilhadas da vida acadêmica em tempos pós-modernos”. Além das conferências, o evento contará ainda com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em projetos das quatro diretorias da Proeg, minicursos, oficinas, mesas temáticas e apresentações culturais do Coro Universitário da UFPA (Coruni) e do Grupo Choro Guardado.

Para a diretora de Apoio a Docentes e Discentes – DADD/Proeg, professora Joelma Morbach, a participação efetiva da comunidade acadêmica propicia um significativo aumento das apresentações e publicações de trabalhos científicos com protagonismo dos discentes da graduação. Partindo-se do princípio que uma educação de qualidade depende de uma verdadeira interação do ensino, da pesquisa e da extensão, é importante garantir esse espaço de exposição a programas como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como aos demais programas e projetos vinculados à Proeg, os quais têm trabalhos magníficos e muitas experiências interessantes a compartilhar.

“O Sepeduc é a oportunidade de aprender, desaprender e reaprender saberes no ensino de Graduação, Educação Básica e Profissional no âmbito da UFPA. É o momento em que os estudantes e professores envolvidos em projetos educacionais dos anos 2018 a 2020 irão mostrar suas inovações, experiências de aprendizagem, ações desenvolvidas de ensino e de pesquisa em um grande espaço de divulgação à comunidade em geral”, finaliza o diretor de Mobilidade e Gestão de Programas DMGP/Proeg, professor Mauro Alves Magalhães Sobrinho.

Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc/2021)

Data: 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021

Transmissão: página  da Proeg no Facebook e canal da Proeg no Youtube

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.