Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA integra Painel Científico para a Amazônia da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

  • Publicado: Quinta, 09 Dezembro 2021 09:24
  • Última Atualização: Quinta, 09 Dezembro 2021 09:24
  • Acessos: 417
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Pará integra o Painel Científico para a Amazônia (SPA), uma iniciativa inédita convocada sob os auspícios da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN). O SPA é composto por mais de 200 cientistas e pesquisadores proeminentes dos oito países amazônicos, além da Guiana Francesa e parceiros globais. Esses especialistas se reuniram em 2020 e 2021 para debater e analisar o conhecimento acumulado da comunidade científica sobre a Amazônia. O representante da UFPA, na ocasião, foi o professor Francisco Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

O Painel, que é inspirado no Pacto de Letícia pela Amazônia, lançou o seu primeiro Relatório de Avaliação da Amazônia 2021, um documento inédito  que, em 34 capítulos, fornece uma abrangente, objetiva, aberta, transparente, sistemática e rigorosa avaliação científica do estado dos ecossistemas da Amazônia, a dinâmica social em torno deles e as tendências atuais e suas implicações para o bem-estar das populações amazônicas a longo prazo. O relatório aponta também oportunidades e opções políticas relevantes para a conservação e desenvolvimento sustentável da região.

“Um esforço dessa magnitude e complexidade se tornará um marco, uma referência, vindo certamente a ter papel fundamental nas agendas científica, social e política relacionadas com a região, indicando rumos para a pesquisa e a ação nos diversos campos. É importante para qualquer instituição acadêmica da região participar de um tal processo”, ressalta o professor Francisco Costa. Segundo o pesquisador, a UFPA contribuiu para este primeiro relatório de diferentes modos. “O mais importante deles certamente terá sido a consideração da sua grande produção científica, em todos os campos do saber. Houve também a participação direta de professores. Eu colaborei em três capítulos e fui autor-líder de um deles, sobre dinâmica agrária, e, o professor Hervé Rogez, foi coautor do importante capítulo sobre uma bioeconomia para a sustentabilidade da região”, conta. 

Livro – Francisco Costa destaca ainda que, ao mesmo tempo que colaborou com o relatório do SPA, coordenou um estudo bastante detalhado sobre uma bioeconomia bioecológica na Amazônia – isto é, uma bioeconomia referida ao bioma amazônico, no Pará. “Lamentavelmente, quando terminamos este estudo, o relatório do SPA já estava fechado e em revisão, de modo que pouco dele ali se utilizou”. Dessa feita, os estudos  foram transformados no livro Bioeconomia da Sociobiodiversidade no Estado do Pará, lançado no Fórum Mundial de Bioeconomia, realizado aqui em Belém, em outubro passado.  

“Coordenamos uma equipe interdisciplinar do grupo de pesquisa DadesA, do qual participam como colaboradores alunos e professores do NAEA, da pós-graduação em Economia da UFPA e de outras instituições. Analisamos as cadeias de 30 produtos florestais não-madeireiros e oriundos de SAFs, e agregamos suas variáveis de renda, produto e emprego, por regiões produtivas e para o total do estado. Analisamos, também, as bases produtivas rurais dessas cadeias: os sistemas produtivos, a base fundiária, o acesso a políticas, os balanços de carbono, dentre outros aspectos”, lembra o professor. O grupo contou com a atuação de economistas, geógrafo, agrônomo, biólogo, especialistas em georreferenciamento, dentre outros profissionais.

Atualmente, o livro Bioeconomia da Sociobiodiversidade no Estado do Pará pode ser encontrado aqui. Em breve, uma versão em inglês da obra será publicada também virtualmente pelas próximas semanas. As duas versões foram editadas pela The Nature Conservancy (TNC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Natura, financiadores do estudo.

Sobre o pesquisador - Francisco de Assis Costa é doutor em Economia pela Freie Universität-Berlin (1988), Alemanha. É professor titular da Universidade Federal do Pará, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e no Programa de Pós-Graduação em Economia. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq até 2020. Foi Visiting Fellow do Center for Brazilian Studies (CBS) da Oxford University (2007). Francisco foi ainda diretor de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Instituto de Economia Aplicada (IPEA) em 2011 e 2012. É membro do Painel de Ciência para a Amazônia e autor principal do Relatório de Avaliação da Amazônia 2021.

Serviço:

O Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 tem três volumes que tratam da base física:

V. I Dinâmica econômica e social recente

V. II Propostas e perspectivas

- V. III Caminhos para a Amazônia

Para acessar o sumário executivo e o policy-brief, basta seguir os links.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página