Programa de Pós-Graduação em Letras lança o livro “As Interfaces Possíveis no Processo de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Culturas”

• Publicado: Terça, 14 Dezembro 2021 08:53
  • Última Atualização: Terça, 14 Dezembro 2021 08:53
imagem sem descrição.

Hoje, 13 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) lança o livro As interfaces no processo de ensino e aprendizagem em línguas e culturas. O livro traz resultados de pesquisas  sobre o processo de ensino e aprendizagem em línguas, com a leitura, oralidade, produção textual e análise linguística, sob diferentes perspectivas. O lançamento ocorre via Google Meet, a partir das 14h30.

Idealizado sob o desejo de ampliar as discussões envolvendo as pesquisas dos professores da linha de pesquisa, ensino e aprendizagem, o livro foi desenvolvido para fortalecer os diálogos e incentivar interações entre esses professores que estão inseridos na área de concentração de estudos linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.

“A importância do lançamento do livro reside no reconhecimento de que temos uma diversidade no contexto brasileiro que pode ser representada em algumas das universidades e que é relevante nos estudos e discussões, que ampliam os repertórios dos pesquisadores. Isso incide nas submissões a editais, eventos e que podem chegar às escolas da educação básica, às bibliotecas comunitárias e a tantos espaços de formação”, explica a professora e organizadora da obra, Isabel Rodrigues.

No livro, há 8 capítulos com resultados das pesquisas desenvolvidas e/ou orientadas pelos professores da linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: modelos e ações do PPGL/UFPA e sete capítulos com resultados de pesquisas de professores de outras instituições, que atuam na linha de Ensino e Aprendizagem em seus programas de pós-graduação.

A publicação da obra foi possível devido ao apoio financeiro obtido por meio do edital do Programa de Apoio à Pós-Graduação (POAP) e contou com a ajuda de diversas instituições parceiras que, por meio da troca de diálogos, ajudaram a trazer para o livro novidades, provocações e maneiras mais diversificadas de trabalhar o ensino e aprendizagem das línguas nos mais diferentes contextos, valorizando as temáticas que são trabalhadas nas articulações das universidades, na educação básica e nas bibliotecas comunitárias.

“Esperamos, com o lançamento, divulgar a obra, para que os leitores conheçam um pouco sobre os capítulos que a compõem e, assim, possam dialogar com cada pesquisa e buscar subsídios para seus trabalhos relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas”, finaliza a professora e também organizadora da obra, Marcia Ohuschi.

Lançamento do livro  As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas

Data: 13/12/2021

Horário: às 14h