Campanha UFPA contra a fome encerra distribuindo mais de 40 toneladas de alimentos

• Publicado: Quinta, 16 Dezembro 2021 10:27
  • Última Atualização: Quinta, 16 Dezembro 2021 10:27
imagem sem descrição.

Mais de 40 toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas pela Campanha UFPA contra a fome ao longo de oito meses. Na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, a Campanha realizou sua última e maior doação: mais de 10 toneladas de alimentos, direcionadas às 24 instituições parceiras que participaram da Campanha em Belém.

Representantes de todas as instituições, membros do Comitê de Acompanhamento da Campanha, dirigentes e servidores(as) da Universidade participaram da última entrega, no Centro de Eventos Benedito Nunes.

A Campanha UFPA contra a fome nasceu em abril de 2021, integrando e potencializando iniciativas de solidariedade desenvolvidas ao longo de 2020 em várias unidades da Instituição. “Desde quando a pandemia começou, o entendimento da Universidade foi de que precisaríamos enfrentar as adversidades com Ciência e com solidariedade, contribuindo com as comunidades para minimizar os impactos da desigualdade social, acentuada pela pandemia”, conta o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

15.12.2021 Encerramento Doação de Cesta Básicas Foto Alexandre de Moraes 10O reitor também agradeceu a parceria das instituições e comunidades que colaboraram com a campanha distribuindo os alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade. “A Universidade Federal do Pará é uma instituição comprometida com um projeto de sociedade inclusiva, justa e solidária. A campanha nasceu desse compromisso e seu sucesso se deve à grande adesão da nossa comunidade acadêmica e à parceria com instituições e comunidades igualmente comprometidas. Agradecemos muito a todas as pessoas que contribuíram com a campanha. Graças a esse trabalho coletivo, conseguimos concretizar o objetivo de apoiar pessoas que estão enfrentando os impactos mais dramáticos da pandemia. Hoje encerramos a campanha, mas não as parcerias”, declarou.

Vários representantes das instituições e comunidades também se pronunciaram agradecendo a parceria com a Universidade e relatando como as doações contribuíram para levar alimento e também esperança a muitas famílias em periferias de Belém. “Que vença a Ciência! Que vençam os movimentos sociais!”, ressaltou Socorro Raiol, representante da Associação de Moradores do Bengui (Amob).

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, ainda destacou como esse momento da entrega das últimas cestas é simbólico: “Estamos muito felizes de ter realizado esta campanha, e, junto com vocês, que estão na ponta nas comunidades, colaborar para amenizar o problema da fome para várias famílias. Mas, além de falar da fome, esses gestos de solidariedade apontam para um projeto de país, menos desigual, mais humano, que lutamos para alcançar”.

15.12.2021 Encerramento Doação de Cesta Básicas Foto Alexandre de Moraes 3Em oito meses, foram arrecadadas e doadas cestas básicas em todos os campi da UFPA. Mais de quarenta instituições e comunidades foram parceiras, recebendo as doações e distribuindo a famílias já cadastradas em projetos desenvolvidos por essas entidades. Em alguns campi, as últimas doações serão realizadas até o dia 23 de dezembro. No site da Campanha, é possível conferir o balanço completo das arrecadações e doações.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA