Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes da UFPA são premiadas na categoria Ensino Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

  • Publicado: Quinta, 16 Dezembro 2021 10:28
  • Última Atualização: Quinta, 16 Dezembro 2021 10:28
  • Acessos: 432
imagem sem descrição.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE-Pará divulgou vencedores da etapa estadual da 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O prêmio reconhece e valoriza a atuação de professores que incluem o empreendedorismo nas práticas educacionais. Este ano, há dois nomes da Universidade Federal do Pará (UFPA) na categoria Ensino Superior.

Os vencedores Categoria Ensino Superior são: 1° lugar, Gustavo Fortes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa - Rondon do Pará; 2° lugar, Marcele Fonseca Passos, da UFPA – Belém; 3° lugar, Kátia Maki Omura, da UFPA – Belém. Os primeiros colocados receberam, além do troféu ouro, uma bolsa integral para o MBA EaD em Educação Empreendedora e participarão da premiação nacional, em 2022.

Para Marcele F.Passos, o prêmio é um reconhecimento e representa a valorização de projetos empreendedores sustentáveis e tecnológicos, com engajamento de alunos(as) em práticas de ensino inovadoras. “É, de fato, uma inspiração para continuar desenvolvendo pesquisas com foco em resolução de problemas e geração de produtos, em prol da sociedade e do meio ambiente”, afirma.

Premiação Sebrae 2Os estudos feitos pela premiada estão voltados à análise de bioprodutos e tecnologias de impressão 3D por meio do Programa de Iniciação Científica, no grupo de Desenvolvimento Tecnológico em Biopolímeros e Biomateriais da Amazônia, do Laboratório de Óleos da Amazônia. Alguns de seus projetos já foram escolhidos no 8° Prêmio do Instituto 3M para estudantes universitários; no Catalisa ICT, no Desafio de Empreendedorismo ITA Challenge, no Ideiaz Powered by Inovativa, entre outros.

A professora Marcele Fonseca Passos é cofundadora da Startup Ecoss e atua no desenvolvimento e na caracterização de materiais poliméricos para segmentos diferenciados (saúde, agricultura, indústria química, farmácia e cosméticos). Possui foco em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. Tem experiência em caracterização de materiais, síntese de biomateriais, bioplásticos, biopolímeros, funcionalização de óleos vegetais, polímeros bioabsorvíveis, compósitos e implantação de novos produtos e processos 3D, incluindo a valorização dos recursos naturais da região amazônica.

Entre seus projetos atuais, estão o de desenvolvimento de curativos bioativos; síntese de máscaras faciais peel-off; impressão 3D de dispositivos médicos, arcabouços para engenharia de tecido ósseo e microcápsulas para sistemas de liberação de medicamentos e compostos bioativos. 

A participação no Prêmio Sebrae se deu por meio de inscrição em formulário on-line, incluindo vários critérios de avaliação nas etapas de seleção, como mobilização e desenvolvimento de competências empreendedoras, criatividade, conexão com desafios reais e alinhamento com orientações curriculares. Para Passos, a escolha de seu nome se deve ao seu engajamento, à aprovação e à capacitação em projetos de Empreendedorismo, viabilizando soluções reais por meio da economia circular e do uso da biodiversidade amazônica. 

Premiação Sebrae 1Tecnologia e inovação - Kátia Maki Omura é professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPA e cofundadora da Startup ApplicaTO. Atualmente, trabalha com projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologia e inovação em terapia ocupacional, como o aplicativo MemoryLife, voltado à estimulação cognitiva de idosos com Alzheimer; diagnóstico de acessibilidade nos 16 municípios do arquipélago do Marajó e Análise sobre o ensino de empreendedorismo nos cursos de Terapia Ocupacional no estado do Pará.

Sobre o prêmio, ela diz ser um reconhecimento pela trajetória que vem traçando no que se refere ao ensino do empreendedorismo na área de terapia ocupacional. Ela acredita que a escolha do seu nome para a nomeação se deu devido ao seu interesse em associar o ensino de empreendedorismo com o campo da saúde e por ter um projeto já premiado anteriormente pela incubadora de negócios da UFPA. “Além disso, a metodologia utilizada para o ensino foram as metodologias ativas de ensino, algo inovador e atual na educação”, aponta.

Para saber mais sobre a 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagens: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página