Iniciado o prazo para solicitação do Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA)

• Publicado: Quinta, 10 Março 2022 09:44
  • Última Atualização: Quinta, 10 Março 2022 09:44
imagem sem descrição.

Você sabia que estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tiverem trabalhos aprovados em eventos fora do município em que estudam podem solicitar um auxílio viagem para a sua apresentação acadêmica? Para estimular a divulgação da produção científica na Universidade, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) disponibiliza o Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA) que já está com submissões abertas.

Para receber o auxílio, o (a) estudante deve preencher os seguintes requisitos: estar matriculado em um curso de graduação da UFPA; ter trabalho aprovado em evento comprovado por carta de aceite; possuir Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) a partir de 5,0; estar adimplente com auxílios recebidos por meio de outros editais da Proex e ter prestado conta no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e ter preenchido completamente o questionário socioeconômico no Sigaest. Cada discente só poderá receber um auxílio por ano com recursos da Proex.

A solicitação do auxílio deve ser realizada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da realização do evento , exclusivamente na Plataforma Sigaest. Serão concedidos até 15 (quinze) auxílios por evento, sendo adotados como critérios de desempate, primeiramente, o maior CRG, seguido pela data de solicitação mais antiga.

Valores – Os valores concedidos aos estudantes variam de acordo com o estado em que o evento será realizado. Para eventos no Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, o auxílio é de até 500 reais. Para Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, pode chegar a até 800 reais.

Já para a Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ele pode chegar a 1.000 reais. Acre, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima podem ter auxílios de até 1.300 reais. Beneficiários(as) que já estiverem na lista de passageiros do ônibus da Proex para o mesmo evento terão o valor do auxílio reduzido pela metade.

Prestação de contas – Os (As) discentes contemplados(as) com o auxílio devem realizar prestação de contas da viagem até 10 dias após o término do evento, seguindo o disposto no edital. Quem não realizar a prestação de contas ficará inadimplente e impedido de solicitar novos auxílios.

Para a prestação de contas, será necessário enviar os seguintes documentos: relatório de viagem, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Proex; uma cópia do certificado ou declaração de participação no evento e uma cópia dos bilhetes de passagens. Caso a viagem tenha sido realizada em ônibus da Proex, deve ser enviado um comprovante da hospedagem.

Para mais informações, acesse o Edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA