Oficina de Criação em Audiovisual na UFPA resultará em curta sobre Arte e Museu Imprimir
Página Principal - UFPA
Escrito por cinembanosiaz
Ter, 06 de Novembro de 2012 15:03

A Oficina de Criação em Audiovisual, ministrada pelos cineastas gaúchos Bruno Polidoro e Jéssica Luz, iniciou nesta segunda-feira, 5, e vai até a próxima quinta-feira, 8, às 12 horas. A atividade integra as ações do Projeto "O Ensino em Sala de Arte e Ensaio", contemplado com o Edital 2012-2013 do Programa de Apoio Integrado ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Proint), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A Oficina resultará na produção de documentário, que será gravado no Museu Histórico do Estado do Pará. Os significados da Arte e do Museu nos nossos dias serão temas da produção, que fará a documentação da visita de pré-adolescentes e adolescentes que integram um grupo de teatro de uma comunidade de Belém, a Santa Isabel da Hungria, no bairro Guamá. Esta será a primeira vez que o grupo visitará um museu com obras de arte.

Projeto – Entre os objetivos do Projeto "O Ensino em Sala de Arte e Ensaio", está o incentivo ao ato de experimentar em sala de aula. A oferta gratuita da Oficina de Criação em Produtos Audiovisuais vem debater esta proposta, tendo como enfoque, especialmente, os temas ligados às Artes.  O curta a ser produzido pela Oficina será distribuído, gratuitamente, às escolas públicas.

Outra atividade do Projeto são as atividades de Cineclubismo, por meio do Cine Arte e Ensaio, com programação prevista para reiniciar a partir de novembro. No Cine Arte e Ensaio, a comunidade acadêmica assiste a filmes representativos da cinematografia brasileira, que estão fora do circuito de exibição. Os filmes foram adquiridos pelo Projeto na Programadora Brasil, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca, sob a coordenação da Cinemateca Brasileira.

Ministrantes - Bruno Polidoro é professor de Direção de Fotografia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes e programas de televisão. Entre seus trabalhos, destaca-se a fotografia dos curtas Peixe Vermelho, de Andreia Vigo; e Um animal menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras; e dos longas-metragens O guri, de Zeca Brito; Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas; e Nós duas descendo a escada, de Fabiano de Souza.

Jéssica do Vale Luz é produtora executiva e diretora de Produção, mestre em Desenho e Gestão da Produção Audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona. Produziu inúmeros programas para a RBS TV. Participou dos longas-metragens O tempo e o vento, direção Jayme Monjardim; Enquanto a noite não chega, do diretor Beto Souza; e do curta-metragem Linda, uma história horrível, direção Bruno Gularte Barreto, entre outros. Trabalhou na produção da série Mulher de Fases, para HBO. Está produzindo dois documentários. É diretora de produção do longa-metragem Menos Que Nada, de Carlos Gerbase, e é coordenadora de Produção do Dia Internacional da Animação, pela ABCA.

Texto: Divulgação
Foto: Cesar Moraes