“A aventura do Teatro”, um bom programa para os pais levarem as crianças neste fim de semana. Imprimir
Página Principal - UFPA
Sex, 09 de Novembro de 2012 15:36

O Grupo de Teatro Infantil da Escola de Teatro e Dança estreou a peça infantil A AVENTURA DO TEATRO no dia 8 de novembro às 18h30 no Teatro Cláudio Barrradas.  Dirigido pelas Professoras Inês Ribeiro e Patrícia Pinheiro, o espetáculo, encenado por crianças, é baseado no livro A AVENTURA DO TEATRO de Maria Clara Machado.

A peça ocorre dos dias 8 a 11 de novembro às 18h30, mas terá duas sessões especiais no sábado e domingo, dia 10 e 11, às 18h30, a primeira sessão, e a segunda, às 20h.
Com maquiagem da professora Micheline Pennafort e iluminação da aluna do curso de cenografia da UFPA, Paula Nayara Silva, e como contrarregra Hugo Allison, a apresentação utiliza-se da linguagem de teatro de sombras e trilha sonora especialmente composta para acompanhar os clássicos da literatura, como Hamlet, Romeu e Julieta, A Megera Domada.
A peça leva aos palcos um apanhado da obra de um dos maiores representantes de obras clássicas do Teatro, William Sheakspeare, com texto de Romeu e Julieta reescrita por Ariano Suassuna. O espetáculo conta a história de uma companhia de atores que monta espetáculos de Sheakspeare e luta por uma pauta em algum teatro da cidade de Belém.
O método de interpretação é baseado na improvisação e consiste no processo de estimular a criatividade infantil.
Inspirado na brincadeira infantil, a cenografia da professora mestra Cláudia Palheta utiliza uma estética simples com adereços e figurinos construídos a partir da reciclagem de papel e rolos de papelão com apoio de alunas do curso técnico de figurino do PRONATEC/ETDUFPA.

Para cada história foram feitos painéis coloridos, pintados nos dois lados em xilogravura pelo artista plástico Flávio Camargo. As imagens são bem coloridas, contrastando com a cor preta da roupa básica dos atores. E para complementar, a trilha sonora – dirigida pelo aluno Licenciatura em Teatro, Carlos Veracruz – leva o público viajar nessa aventura.
Para Professora Inês Ribeiro, a idéia que motivou o espetáculo foi levar ao público infantil a aventura de como se faz teatro. A maior dificuldade foi “dar sentido à história com um texto em que cada esquete deveria incluir todas as crianças improvisando os textos do William Shakspeare que se encaixasse na obra a Aventura do Teatro de Maria Clara Machado”, explica a professora.

Direção

Inês Ribeiro

Patrícia Pinheiro

Maquiagem

Micheline Pennafort

Assistente de Cenografia
Betânia Simões
Lucilene Carvalho
Marluce Jares
Naza Passos

Trilha Sonora

Carlos Veracruz

Contrarregra

Hugo Allison

Iluminação
Paula Nayara Silva

SERVIÇOS

“A Aventura do Teatro” – Gênero: Infanto-Juvenil, indicado para crianças a partir de 4 anos. Duração: 35 minutos.

Endereço: Teatro do Cláudio Barradas.

Período: 8, 9, 10 e 11 de novembro. Com duas sessões especiais no sábado e domingo, dia 10 e 11.  Às 18h30, a primeira sessão e a segunda, às 20h.

Ingressos: R$ 10,00 (inteira). Estudantes, pessoas com mais de 60 anos e professores da rede pública de ensino pagam meia-entrada. Alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA pagam R$ 2,50.