Apresentações culturais fazem parte da programação da XV Jornada de Extensão da PROEX Imprimir
Página Principal - UFPA
Escrito por Rena Brown
Sex, 23 de Novembro de 2012 15:22

Entre os dias 20 e 22 ocorreu a programação cultural da XV Jornada de Extensão (PROEX/UFPA). Com o objetivo de divulgar as atividades artístico-culturais de estudantes e professores da UFPA, as apresentações ocorreram no anfiteatro da Praça da República e em  frente ao prédio do Instituto de Ciência da Arte (ICA).

Como forma de valorizar a Arte como uma ciência, uma área de conhecimento, a Jornada de Extensão destinou um espaço para que os trabalhos artístico-científicos deste campo fossem vistos por um público acadêmico e leigo, em um corredor cultural formado desde a Praça da República até o Mercado de São Braz. “A Universidade tem persistido na ideia de que o conhecimento é amplo e que é capaz de atingir diversas áreas, não somente o setor científico como conhecemos, mas também, o artístico. Então, a Federal tem reservado um espaço para que os projetos aprovados no edital de Arte e Cultura tenham um momento para apresentar suas performances, que também são formas de conhecimento”, informa o prof. Dr. Fernando Arthur Neves, pró-reitor de Extensão.

O 2º Edital PROEX de Arte e Cultura foi responsável pelas apresentações desta programação cultural. Ele objetiva premiar projetos de alunos e professores em diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, audiovisual, memória e patrimônio. Após a inscrição destes trabalhos no edital, eles são avaliados por uma banca examinadora e os selecionados recebem auxílio financeiro da PROEX para realizarem seus respectivos trabalhos. “Esta mostra é a culminância de um ano de trabalho destes projetos, na qual eles podem mostrá-los à comunidade fora da Universidade. Então, a programação cultural desta Jornada de Extensão é formada pelos projetos ganhadores do 2º Prêmio de Arte e Cultura”, explica o prof. Leonardo Coelho, diretor de Cultura da PROEX.

Em três dias o público pôde assistir a apresentações musicais e teatrais, conhecendo alguns dos projetos da UFPA. “Na minha opinião, esta programação é uma forma de comunicação científica, pois esta não é baseada apenas no papel. Um show como este mostra a eficácia de nosso trabalho na Escola de Música da UFPA (EMUFPA)”, conclui o prof. Dr. da EMUFPA, Áureo de Freitas, coordenador do programa “Cordas da Amazônia” que deu origem à “Orquestra de Violoncelistas da Amazônia” a qual se apresentou no primeiro dia da programação cultural da XV Jornada de Extensão da PROEX