Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA Cello Ensemble vai se apresentar no Museu da UFPA dia 26 de agosto

  • Publicado: Segunda, 22 Agosto 2022 10:43
  • Última Atualização: Segunda, 22 Agosto 2022 10:43
  • Acessos: 313
imagem sem descrição.

No dia 26 de agosto, vai ocorrer a primeira edição do concerto UFPA Cello Ensemble . A programação será realizada, gratuitamente, por estudantes/violoncelistas dos cursos de Extensão, Técnico e Licenciatura da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). O repertório a ser apresentado será eclético, variando entre a música clássica e a popular do Brasil, da Argentina e de outros países. A apresentação será a primeira desde o início da pandemia, com início às 18h, no Museu da UFPA.  

O UFPA Cello Ensemble garante, desde 2016, que os alunos da EMUFPA possam expor publicamente o trabalho técnico e musical desenvolvido nas aulas e nos ensaios do projeto, de forma regular, por meio de concertos didáticos. As atividades acontecem duas vezes por semana, visando à preparação profissional dos discentes dentro do cenário musical. 

“Durante a preparação, discutimos planejamentos de agendas de temporada, contato com os espaços culturais, assim como o próprio gerenciamento de carreira e a organização de repertório. O principal objetivo é trazer os alunos para atuação dentro do projeto, com o intuito de auxiliá-los na inserção no mercado musical”, afirma o professor Cristian Brandão, responsável pelo UFPA Cello Ensemble.

Além de proporcionar uma experiência profissional a partir de uma performance musical, o projeto também permite uma concepção pedagógica do instrumento (violoncelo), por meio dos processos de produção musical, levantamento e organização de arquivos (fonográficos e acervos de partituras). Segundo o professor Cristian, ações promovidas dessa maneira proporcionam ótimos resultados. “Grandes parcerias se iniciam em encontros dentro de projetos e atividades artísticas”. 

Repertório - O espetáculo, que irá ocorrer no Museu da UFPA, contará com seis integrantes na apresentação de um repertório com seis músicas,  o qual passará por  composições como Carinhoso, de Pixinguinha, e Oblivion, de Piazzolla. A apresentação vai marcar o início da temporada 2022.2 do UFPA Cello Ensemble.

Serviço:

UFPA Cello Ensemble

Data: 26 de agosto de 2022

Horário: 18h

Local: Museu da UFPA.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA. 

Foto: Divulgação EMUFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página