PPGArtes Imprimir

PPGARTES - Apresentação

Sitehttp://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/

Área de concentração: ARTES.

O Programa de Pós-Graduação em Artes (código 15001016055P1) encontra-se na Área de Avaliação em ARTES/MÚSICA e sua Área de Concentração é em Artes. Desenvolve atualmente cursos em duas modalidades: o Mestrado Acadêmico, recomendado em 24/04/2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e o Doutorado, cujo funcionamento foi autorizado em dezembro de 2015 e cuja primeiro Processo Seletivo se deu no primeiro semestre de 2016.

Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Artes, desenvolveu-se na região norte do país, na capital de Belém do Pará, a única e relevante alternativa para a formação de pessoal, em termos de pós-graduação na área de Arte, abrangendo as linguagens artísticas de Música, Visuais, Cênica e suas interfaces. O Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional.

Os objetivos do Programa são: formar pesquisadores em artes; preparar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e produção de conhecimento na área; oferecer, no âmbito de uma universidade pública e gratuita, um espaço qualificado de aprofundamento do conhecimento teórico técnico e cultural na área de artes; contribuir para a produção de pesquisas de bases teóricas e técnico-científicas em artes e suas interfaces; fortalecer uma massa crítica que fomente o desenvolvimento educacional e artístico-cultural, particularmente na região norte do país; promover a articulação entre a prática artística e as teorias e conceitos estéticos, culturais e literários; favorecer a interação entre a pesquisa acadêmica e o contexto artístico-cultural; atender a uma demanda resultante do crescimento da pesquisa em artes no Brasil, provendo o estado e a região de cursos de pós-graduação stricto sensu na área.

Atualmente o Programa conta com 15 docentes permanentes e 3 colaboradores, contando até Fevereiro de 2017 com 38 discentes ativos matriculados no Mestrado Acadêmico e 15 discentes ativos no Doutorado Acadêmico.

Código: 15001016055P1

Área de Avaliação: Artes/Música

Área de Concentração: Artes

Modalidade: MESTRADO ACADÊMICO - Data da Recomendação: 24/04/2008 - Portaria MEC de Reconhecimento do Curso

Nota do Curso de Mestrado: 4

O Curso de Mestrado Acadêmico em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, a primeira turma foi constituída no ano de 2009.

PERCURSO ACADÊMICO

Área de Concentração: Artes

Modalidade: DOUTORADO ACADÊMICO - Data de Recomendação: 11/Dez/2015 - 161a Reunião do CTC CAPES

Nota do Curso de Mestrado: 4

Em Dezembro de 2015 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o funcionamento do Curso do Doutorado Acadêmico em Artes. O primeiro Processo Seletivo se deu no primeiro semestre de 2016, com a oferta de 15 vagas, distribuídas entre as 3 linhas de pesquisa do curso.

PERCURSO ACADÊMICO

Acesse aqui (arquivos para download):

Regimento Interno

Linhas de pesquisa

Estrutura Curricular

DIRIGENTES PPGARTES

- Profª Benedita Afonso Martins, Coordenação do Programa de Pós-graduação em Artes

- Profº Ana Flávia de Mello Mendes, Vice-Coordenação do Programa de Pós-graduação em Artes

- Profª José Denis de Oliveira Bezerra, Coordenação do PROFARTES

Secretaria Acadêmica:

Jacqueline Estumano Santos - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Lilian Costa Da Silva - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

http://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/ – fones +55 (91) 3222-91403249-2905

Endereço: Av. Magalhães Barata nº 611 (entre 9 de Janeiro e Tv. 3 de Maio). – CEP: 66.060-281- São Brás – Belém - Pará - Brasil