Lançamento do livro: INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA

• Publicado: Quinta, 13 Outubro 2022 10:06
  • Última Atualização: Quinta, 13 Outubro 2022 10:08
Universidade Federal do Pará (UFPA), através da  Faculdade de Dança (FADAN), Campus Universitário de Castanhal, Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, convidam para o lançamento do livro: INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA,  no dia 14 de outubro de 2022, às 15 horas, na Associação Carnavalesca Bole-Bole.
O livro apresenta reflexões sobre saberes e práticas oriundos da relação que o sujeito criança estabelece com seus pares, com os adultos, com a cultura do lugar, com o espaço geográfico e com as tradições, por isso, as infâncias amazônicas podem ser analisadas sob diversos olhares: na manifestação do Pássaro Junino do Grupo Caboclo Lino Pardo, no carnaval na Associação Carnavalesca Bole-Bole em Belém do Pará, no Cordão da Bicharada em Juaba/Cametá-PA, na quadrilha Roceiros da Colônia de Marituba-PA, no Boi de Máscara em São Caetano de Odivelas-PA, no Grupo Folclórico Os Pretinhos em Santarém Novo-PA, na Marujada de São Benedito em Bragança-PA e no Marabaixo na Associação Cultural Marabaixo do Laguinho em Macapá-AP.
A obra foi organizada pelas Professoras-doutoras Simei Santos Andrade (UFPA/FADAN) e Raquel Amorim dos Santos (UFPA – Campus Universitário de Castanhal), foi publicada pela Editora CRV, e conta  também com a participação do professor-doutor Miguel de Santa Brígida Júnior (UFPA/ETDUFPA/PROEX-DACEL),  Elizete Tenório Valente (Docente do PARFOR/Teatro, SEMEC-Cametá), Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida (UFPA/ETDUFPA), Flávia de Jesus dos Santos de Lima (Docente UFPA/FADAN), Mayrla Andrade Ferreira (UFPA/ETDUFPA), Maria Ana Azevedo de Oliveira (UFPA/FADAN), Silvia Sueli Santos da Silva (IFPA), Alba de Fátima Marques Sota (Docente do PARFOR/Dança, SEMEC-Santarém Novo-PA), Antônio Matheus do Rosário Corrêa (Docente do PPLSA) e Francisco dos Santos Borges (Mestre pelo PPLSA, SEMEC-AP e SEMED-Almeirim-PA).
A obra se destina não somente a pesquisadores, mas a todos que se interessam pela temática Infâncias e Culturas Populares da Amazônia, o que implica no alcance e no impacto sociocultural e político que esta publicação tem em todo o território nacional e, também, fora do país.
Na ocasião será lançada também a exposição fotográfica “Carnaval e Infância: a espetacularidade da criança-brincante na cena carnavalesca em Belém do Pará”, que faz parte da pesquisa de Pós-Doutoramento da Profa. Dra. Simei Andrade e teve por objetivo compreender como as crianças se estabelecem no contexto das culturas populares, sobretudo do carnaval.
A Associação Carnavalesca Bole-Bole, fica na Rua Pedreirinha, nº 143, bairro do Guamá, Belém-PA.