Evento vai abordar as práticas de ensino e poéticas da dança no contexto amazônico

• Publicado: Quarta, 19 Outubro 2022 11:17
  • Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 11:18

A dança é uma das práticas que potencializa a expressão do corpo, por meio de suas necessidades e particularidades do movimento. Na região amazônica, a dança carrega uma pluralidade de saberes culturais que são repassados por gerações. Para debater o assunto, a Faculdade de Dança da Universidade Federal do Pará (Fadan/UFPA) vai realizar a 15ª edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Casa das Artes, bairro Nazaré. O evento busca propor um espaço de compartilhamento dos conhecimentos em dança produzidos dentro e fora do ambiente acadêmico, com enfoque nas danças produzidas na Amazônia.

Seminário Dança Marivaldo Pascoal 1

Sob o tema “Danças da/na Amazônia: práticas de ensino e poéticas de (r)existência", o evento será composto de oficinas, apresentação de trabalhos artísticos, mesas temáticas e lançamento de livros, que percorrem questões acerca da experimentação, da criação, encenação e do ensino-aprendizagem. Assim, será possível abordar as práticas dos pesquisadores, docentes e artistas amazônicos que não estão necessariamente incluídos no meio acadêmico ou no circuito hegemônico das escolas de dança e projetos, mas desenvolvem o ensino e a poética no agir e no pensar dos corpos inseridos no contexto amazônico.

“A dança no contexto amazônico é observada nesse tocante da pluralidade, em que não há a tentativa de homogeneizar as danças, mas sim reconhecer e perceber que existem muitas danças, existem muitas práticas dançantes, muitas práticas do corpo na Amazônia e que é de fundamental importância trazê-las também para os ambientes acadêmicos”, informa Luiza Monteiro, que coordena o evento junto de Simei Andrade.

A programação contemplará eventos culturais, mostra artística, mesas temáticas sobre as práticas de ensino e poética como resistência da dança na Amazônia, oficinas sobre a obra “Brinquedo Cantado da Amazônia”, oficina Corpo-Encostado, oficina Corpografias tecnoXamânicas, oficina Corpo Floresta e Pemba, Corpo e Dança.

Seminário Dança Marivaldo Pascoal 2“Nós estamos na décima quinta edição do seminário, que surgiu com o curso de Licenciatura em Dança e retorna ao modelo presencial nesta edição. É uma expectativa muito grande que tenha um público participante e interessado, com pessoas de diversos lugares para que possamos continuar a construir essa rede de dança em Belém, no Pará e na Amazônia”, conclui Luiza.

Como participar - O evento é aberto para o público geral, com enfoque nos artistas, nos acadêmicos de Dança e Teatro, e para aqueles que têm interesse no tema. As inscrições são gratuitas e estão divididas em três categorias: para ouvintes, para apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos e para oficinas. Os interessados devem fazê-la por meio da página do evento até o dia 21 de outubro.

XV Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2022

Local: Casa das Artes, localizada no bairro Nazaré

Inscrições via página do evento, aberto até o dia 21 de outubro.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Marivaldo Pacoal