PPGArtes Imprimir

PPGARTES - Apresentação

Sitehttp://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/

Área de concentração: ARTES.

O Programa de Pós-Graduação em Artes (código 15001016055P1) encontra-se na Área de Avaliação em ARTES/MÚSICA e sua Área de Concentração é em Artes. Desenvolve atualmente cursos em duas modalidades: o Mestrado Acadêmico, recomendado em 24/04/2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e o Doutorado, cujo funcionamento foi autorizado em dezembro de 2015 e cuja primeiro Processo Seletivo se deu no primeiro semestre de 2016.

Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Artes, desenvolveu-se na região norte do país, na capital de Belém do Pará, a única e relevante alternativa para a formação de pessoal, em termos de pós-graduação na área de Arte, abrangendo as linguagens artísticas de Música, Visuais, Cênica e suas interfaces. O Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional.

Os objetivos do Programa são: formar pesquisadores em artes; preparar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e produção de conhecimento na área; oferecer, no âmbito de uma universidade pública e gratuita, um espaço qualificado de aprofundamento do conhecimento teórico técnico e cultural na área de artes; contribuir para a produção de pesquisas de bases teóricas e técnico-científicas em artes e suas interfaces; fortalecer uma massa crítica que fomente o desenvolvimento educacional e artístico-cultural, particularmente na região norte do país; promover a articulação entre a prática artística e as teorias e conceitos estéticos, culturais e literários; favorecer a interação entre a pesquisa acadêmica e o contexto artístico-cultural; atender a uma demanda resultante do crescimento da pesquisa em artes no Brasil, provendo o estado e a região de cursos de pós-graduação stricto sensu na área.

Atualmente o Programa conta com 15 docentes permanentes e 3 colaboradores, contando até Fevereiro de 2017 com 38 discentes ativos matriculados no Mestrado Acadêmico e 15 discentes ativos no Doutorado Acadêmico.

Código: 15001016055P1

Área de Avaliação: Artes/Música

Área de Concentração: Artes

Modalidade: MESTRADO ACADÊMICO - Data da Recomendação: 24/04/2008 - Portaria MEC de Reconhecimento do Curso

Nota do Curso de Mestrado: 4

O Curso de Mestrado Acadêmico em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, a primeira turma foi constituída no ano de 2009.

PERCURSO ACADÊMICO

Área de Concentração: Artes

Modalidade: DOUTORADO ACADÊMICO - Data de Recomendação: 11/Dez/2015 - 161a Reunião do CTC CAPES

Nota do Curso de Mestrado: 4

Em Dezembro de 2015 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o funcionamento do Curso do Doutorado Acadêmico em Artes. O primeiro Processo Seletivo se deu no primeiro semestre de 2016, com a oferta de 15 vagas, distribuídas entre as 3 linhas de pesquisa do curso.

PERCURSO ACADÊMICO

Acesse aqui (arquivos para download):

Regimento Interno

Linhas de pesquisa

Estrutura Curricular

CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

SUBUNIDADE

JOAQUIM AUGUSTO SOUZA DE MENEZES

JACQUELINE ESTUMANO SANTOS

LILIAN COSTA DA SILVA

LARISSA LIMA DA SILVA

MARCUS JOELSON DUDA ROCHA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES

Ana Flávia de Mello Mendes - Coordenadora

José Afonso Medeiros Souza – Vice-Coordenador

Jacqueline Santos / Lilian Silva – Secretaria

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Artes

Áureo Déo de Freitas Júnior – Coordenador

Joaquim Augusto Souza de Menezes

http://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/ – fones +55 (91) 3222-91403249-2905