Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançado o edital da terceira edição do Programa Ciência & Arte Povos da Amazônia (Capam)

  • Publicado: Quinta, 16 Novembro 2023 13:07
  • Última Atualização: Quinta, 16 Novembro 2023 13:08
  • Acessos: 220
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) acaba de lançar a terceira edição do Programa Ciência & Arte Povos da Amazônia (Capam). A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Banco Santander voltada a estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas. O edital de seleção encontra-se disponível ao público e as inscrições podem ser feitas de 16 de novembro a 7 de dezembro de 2023 por meio do sistema do Banco Santander.

O programa tem como objetivo possibilitar o contato dos estudantes da UFPA com a vida acadêmica na Unicamp, estimulando a pesquisa científica nas áreas das Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. “A pesquisa consolida a formação teórica do estudante e essa é uma das vantagens desse programa que já traz em seu escopo essa característica. São estudantes de graduação das diferentes áreas, fazendo pesquisas nas mais diferentes áreas, de forma multidisciplinar. Sem dúvida, uma experiência de sucesso”, avaliou a pró-reitora da Propesp, Iracilda Sampaio, responsável pela apresentação do novo edital.

Durante a sessão de lançamento, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, falou sobre a importância das políticas de inclusão da Universidade e de como a UFPA se tornou referência nacional no tema. Ele agradeceu à Propesp a condução do edital e celebrou a parceria com a Unicamp e o Banco Santander.

“Somos uma universidade que se ocupa diariamente do trabalho pela inclusão. Buscamos construir uma instituição cada vez mais comprometida com quem vive na Amazônia, sobretudo os grupos sociais que foram historicamente excluídos das oportunidades que a nossa sociedade oferece”, analisou o reitor. “O Capam contribui com esse esforço de inclusão e leva à comunidade da Unicamp conhecimentos fundamentais sobre a realidade amazônica”, afirmou.

Presente na solenidade, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, destacou o papel transformador que a UFPA, por meio de programas como o Capam, desempenha na vida dos estudantes. “Formamos lideranças e mostramos que todos temos direitos a oportunidades. Os filhos dos trabalhadores podem ir além. Podem aprender, mas, sobretudo, podem ensinar”, refletiu.

A sessão contou também com a presença de pró-reitores, estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas e de docentes envolvidos na implementação de políticas de ações afirmativas. Também participou do momento a gerente da agência do Banco Santander na UFPA, Inara Soares, que destacou o valor da parceria com a UFPA para a inclusão de estudantes da região amazônica.

Oportunidade - Para o representante da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará, o estudante de Jornalismo Antônio Marinho, o programa é aguardado com ansiedade pela comunidade. “Já é uma experiência que virou tradição. Temos, entre os parentes, vários relatos positivos e a expectativa entre a comunidade de vivenciar essa experiência em outra universidade e região é muito grande. Entendemos esse programa como uma forma de valorização da Amazônia e seu povo”.

Érica Gonçalves, estudante do curso de Letras e representante da Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA, destacou a importância do protagonismo dos povos da Amazônia. “Nossa região está no centro do debate, mas sempre vista de cima como uma imensidão de floresta. Penso que o Capam seja uma oportunidade importante de mostrar as vidas e as pessoas desse lugar. Nosso povo tem a oportunidade de ir até a Unicamp ver o que está sendo feito, mas também mostrar o que produzimos de ciência. A ideia é promover esse intercâmbio cultural”, projetou.

Em 2023, o estudante do curso de Odontologia Gabriel de Braga Lima foi um dos selecionados do Programa Capam. Inspirado por uma amiga que havia participado da primeira edição, o jovem não se arrependeu.

“A minha experiência foi perfeita em todos os quesitos: profissional, acadêmico e pessoal. Eu participei do projeto da área da saúde que tinha como tema ‘A Biologia Molecular aplicada a soluções sustentáveis para o Ecossistema Amazônico’, no Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca), quando tive a oportunidade de falar sobre as pesquisas que faço na minha área, que são sobre plantas medicinais usadas por povos tradicionais para tratamento de patologias bucais”, relembra o discente. “A equipe do Gemoca ficou bastante animada para ouvir mais sobre os conhecimentos que temos sobre a nossa cultura e os conhecimentos que eu já trazia da minha região sobre medicamentos naturais. E, com esses diálogos, conseguimos montar parcerias de pesquisasm, pois, com as aulas que nos foram dadas, eu vi novas oportunidades de pesquisas na área da genética que podem ser feitas com populações indígenas principalmente, e com o apoio agora da UFPA e o laboratório GEMOCA podemos ter novas pesquisas a ser feitas e novos dados a serem apresentados pela UFPA e a Unicamp”, comemora.

Submissões – Podem concorrer à chamada estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, que tenham cursado pelo menos quatro semestres do curso ao qual estão vinculados. Serão apoiados(as) 20 (vinte) discentes da UFPA. Para se inscrever, é necessário informar dados pessoais e acadêmicos, além dos documentos: carta dirigida à Propesp, em formato livre, manifestando interesse no estágio; comprovante de matrícula; histórico escolar e declaração atestando a condição de indígena, quilombola, ribeirinho ou membro de comunidade extrativista, obrigatória apenas no caso de estudantes que não ingressaram pelos Processos Seletivos Especiais para Indígenas e Quilombolas e do Curso de Etnodesenvolvimento. A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado até o dia 13 de dezembro de 2023.

Os(As) estudantes contemplados(as) terão as passagens Belém-Campinas-Belém custeadas pela UFPA; o alojamento e a alimentação (no Restaurante Universitário, nos dias úteis), pela Unicamp. Também receberão um auxílio de R$ 2.500,00 financiado pelo Banco Santander para outras despesas no período do estágio, que será realizado de 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024.

 

Serviço
Edital do Programa Ciência & Arte Povos da Amazônia (Capam)
Inscrições: de 16 de novembro a 7 de dezembro de 2023
Acesse o edital de seleção.
Acesse o sistema de inscrição.

Texto: Edmê Gomes – Assessoria de Comunicação de Institucional
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página