Multicampiartes Caravana Cultural chega a Cametá com oficinas e apresentações de arte e cultura

• Publicado: Segunda, 27 Novembro 2023 11:54
  • Última Atualização: Segunda, 27 Novembro 2023 11:55

Por onde passa, o Programa Multicampiartes Caravana Cultural faz transbordar a cultura local, valorizando as diversas linguagens e expressões artísticas da comunidade universitária e do município. Em sua nova edição, o programa chega a Cametá, de 27 de novembro a 1º de dezembro, com oficinas e apresentações culturais.

Realizado pela Universidade Federal do Pará, por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Multicampiartes Caravana Cultural conta, nesta edição, com a parceria da Prefeitura Municipal de Cametá e do Campus Universitário de Cametá.

Ao longo da semana, sempre das 15h às 19h, serão promovidas seis oficinas, com temáticas relacionadas ao processo de criação artística e ao desenvolvimento de políticas públicas de cultura: “Aprenda a Fazer Cordel”, com João de Castro Ribeiro e Francisco Pinto Mendes; “Fotografia e Vídeo para Mídias em Celular”, com Ana Shirley Penaforte Cardoso; “Brinquedos Pedagógicos para Educação Inclusiva”, com Elza Maria de Melo Rodrigues e Oliveira; “Movimentação e Musicalidade na Capoeira Angola”, com Darcielly da Silva Cardoso; “Políticas Públicas de Cultura - Elaboração de Projetos”, com Vânia Helena da Silva Nogueira e Raphael Carmesin Gomes; “Confecção de Adereços para Cortejos Populares com Material Reciclável”, com Janildo da Costa Silva.

A programação encerra no dia 1º de dezembro, às 20h, com o Espetáculo de Culminância, com apresentações dos resultados das oficinas e grupos artísticos locais, e a Caravana Cultural, com a apresentação do grupo Amazon Trumpet Ensamble, da Escola de Música da UFPA. O evento, que ocorrerá na quadra da Secretaria Municipal de Educação de Cametá, é aberto ao público.

Para o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Jr., esta edição do programa ocorre em um cenário mais favorável: “A cultura do nosso estado está, certamente, em outro momento, bem distinto dos últimos anos, não apenas com o reerguimento do Ministério da Cultura, mas com as leis de incentivo à cultura em pleno vigor, com os editais estaduais e nos municípios. Nesse Multicampiartes, além de potencializar as ações nos campos artístico e cultural no Campus de Cametá e nos municípios de sua influência direta, nós queremos trazer mais realizadores da cultura, ir a lugares onde a universidade ainda não está ou está de modo ainda oscilante.

Confira a programação completa das oficinas aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Divulgação PROEX