E-mail
Livro “Arte em seu labirinto” do professor Afonso Medeiros é lançado no IAP Imprimir
Página Principal - UFPA
Escrito por Administrator   
Qua, 22 de Maio de 2013 18:09

Nesta sexta-feira, 24, será lançado o livro “A arte em seu labirinto” do professor doutor Afonso Medeiros. O lançamento é aberto ao público e acontece às 19h, no Instituto de Artes do Pará (IAP).

Com 10 anos de maturação dos assuntos a serem tratados no livro, o professor Afonso, que reuniu este material, redigindo-o em aproximadamente 2 meses, explica que a obra procura estabelecer relações com diferentes áreas do conhecimento. “O livro trata das (in)definições da arte na contemporaneidade, a partir das relações da arte com outras áreas de conhecimento, tais como história, filosofia, sociologia, antropologia e ciência. E é voltado para todos  os que se interessam pela arte, iniciados ou não”, explica o professor.

A proposta de publicar o livro surgiu por indicação de alguns amigos pesquisadores e estudiosos de Artes e destas outras áreas mencionadas pelo professor, os quais leram a versão original e propuseram a publicação. Entre os estudiosos está o professor Fábio Castro que recomenda a leitura afirmando que, em seu livro, o professor Afonso “vai colocando a questão da obra de arte com bom humor, alguma ironia e metáforas antológicas. O texto é quase uma extensão do Afonso falando: a certeza de uma conversa estimulante, repleta de pistas, inspiradora”.

Sobre o autor – O professor doutor Afonso Medeiros é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte da UFPA ICA/UFPA). Especializado em História da Arte pela Universidade de Shizuoka, no Japão, em 1988, e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com orientação de Lucia Santaella, em 2001, já foi revisor da revista Tucunduba e co-fundador, vice-presidente e presidente da Associação de Arte-Educadores do Estado Pará (AAEPA) de 1989 a 1991. Atualmente, além de professor do PPGArtes (ICA/UFPA), é presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e autor de “O Imaginário do Corpo entre o Erótico e o Obsceno: Fronteiras Líquidas da Pornografia”, tendo publicado vários artigos, voltados, principalmente, para o campo das artes visuais, semiótica, cultura japonesa (artes visuais, teatro, literatura), teorias da arte (filosofia, crítica e história) e arte-educação.

Após o lançamento, o livro “Arte em seu labirinto” poderá ser adquirido no próprio Instituto de Artes do Pará (IAP).


SERVIÇOS:

Lançamento do livro “Arte em seu labirinto” de Afonso Medeiros.

Dia: 24 de maio de 2013.

Horário: 19h

Local: Instituto de Artes do Pará (IAP), localizado na Praça Justo Chermont, 236, Nazaré (ao lado da Basílica)

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br