Evento discute Startups para Economia Solidária Imprimir
Qua, 21 de Janeiro de 2015 10:07

A Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFPA, em uma iniciativa da Incubadora de Linguagens Digitais (ILD), realiza o Workshop “Startups para Economia Solidária” do Projeto de Criação de Startups para Empreendimentos Solidários. O workshop tem como finalidade o esclarecimento de dúvidas em relação à concepção de projetos multimídia e startups que atuem na área da Economia Solidária. O início do evento será dia 23 de fevereiro, na Incubadora de Linguagens Digitais para Economia Solidária (ILDES), que fica no terceiro andar do prédio Anexo da Faculdade de Artes Visuais

O workshop objetiva a captação de ideias inovadoras no campo das Linguagens Digitais que contribuam para o desenvolvimento humano da Região Amazônica. Durante o workshop, serão apresentadas técnicas de empreendedorismo digital, design de interação, experiência do usuário, pesquisa com usuários, interfaces do usuário e usabilidade. Para o professor e coordenador do evento, Acilon Himercírio Cavalcante, o desenvolvimento da Economia Solidária pode ser uma nova opção profissional. “Com isso, esperamos tanto mostrar que o trabalho com a Economia Solidária pode ser uma alternativa de vida profissional quanto melhorar a vida das pessoas da Amazônia”, afirmou.

O Projeto Criação de Startups para Empreendimentos Solidários é uma iniciativa de inovação que leva em consideração o fator humano como elemento principal. Segundo o coordenador do workshop, o projeto leva em consideração “não um ser humano idealizado ou formatado dentro de determinados padrões, mas sim como ele é, com características próprias, que podem ser usadas como vantagens ou desvantagens em qualquer empreendimento com que ele queira se envolver.”

Workshop – O workshop, cujo tema é “Startups para Economia Solidária”, não funcionará como uma ideia de passar conhecimento, mas, sobretudo, ensinar e gerar conhecimento necessário para a criação de empreendimentos solidários na Amazônia que utilizem linguagens digitais. A escolha do tema deu-se por conta da crescente procura de jovens empreendedores por alternativas para criação da sua própria startup, mas não possuem condições financeiras para fazê-la. “Muitas vezes, você possui uma boa ideia, mas precisa de um programador, um profissional de Contabilidade, de produção de multimídia e não possui condições de pagá-lo”, complementa o professor.

No total, serão cinco workshops, entre os dias 23 de fevereiro e 26 de março. Eles funcionarão em módulos, sendo o primeiro módulo de introdução ao tema, com discussões sobre Economia Solidária, Startups e Linguagens Digitais. Este primeiro módulo, o qual será gratuito, iniciará com uma palestra sobre Economia Solidária e a Extensão Universitária, ministrada por Rodrigo Sobral, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA, no dia 23 de fevereiro, às 15h, na sala de projeção do prédio anexo da FAV.

A segunda palestra será sobre Design de Interação e Design Centrado no Usuário, sendo o primeiro evento em parceria com a Interaction Design Foundation (IDF), com o representante da IDF e o bolsista da ILDES Rodrigo Beckman Genu. Nos dias seguintes, serão ministrados workshops de roteiro multimídia para a criação de propostas em plataformas de convergência do que venha a ser uma ideia de startup.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário que o interessado esteja matriculado em alguma universidade ou escola pública. É importante o preenchimento do formulário de intenção com até 400 caracteres. As inscrições irão de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, e o início das atividades do workshop será dia 23 de fevereiro.

ILD – A Incubadora de Linguagens Digitais (ILD) de Economia Solidária é um projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, no qual conta com recursos do CNPq. Por meio do Curso de Multimídia, o ILD visa promover projetos digitais voltados à Economia Solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem à inclusão social, à valorização do patrimônio histórico-cultural e à inovação tecnológica.

Sobre a importância do evento para a comunidade universitária, o professor Acilon disse que “está na difusão da ideia de Economia Solidária e na capacitação de discentes para possíveis atividades profissionais ligadas ao desenvolvimento humano e social, com responsabilidades ambientais na Amazônia”.

Local: Incubadora de Linguagens Digitais para Economia Solidária, que fica no terceiro andar do prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais (ILDES)
Data: a partir de 23 de fevereiro
Para saber mais sobre a programação, acesse:http://blog.frutodigital.com.br/?page_id=191.

Texto: Victória Ribeiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google