Listão do Processo Seletivo 2015 da UFPA sai neste sábado, dia 24 Imprimir
Qui, 22 de Janeiro de 2015 11:00

Confirmado. O resultado do Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado neste sábado, dia 24 de janeiro, a partir das 10h30. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu, na última quinta-feira, 15 de janeiro, os dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e já está processando as informações.

Divulgação - A cerimônia de divulgação inicia-se a partir das 8h30, com a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), responsável pela realização do concurso. Após homologado, o Listão será entregue ao reitor interino Emmanuel Tourinho e, em seguida, divulgado para a imprensa durante uma entrevista coletiva realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico, no bairro Guamá.

No encontro com os jornalistas, além do reitor, estarão disponíveis para entrevistas a presidente da Coperps, Lúcia Harada; a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira; o diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Aluizio Barros; o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino, Mauro Magalhães; e os demais integrantes da Coperps e da Administração Superior da Universidade que acompanham a cerimônia.

Entre os temas abordados, estão informações sobre a realização do concurso, o preenchimento das vagas e, ainda, orientações aos calouros sobre documentos e procedimentos para habilitação, matrícula e início das aulas na Universidade.

A previsão da UFPA é que a tradicional leitura do resultado pelas rádios se inicie por volta das 10h da manhã. Cerca de meia hora após o início da transmissão, o Listão estará disponível no site do Ceps e no Portal da UFPA.

Uma cópia impressa também estará disponível para os candidatos que vêm até a UFPA conferir o resultado pessoalmente. O Listão será fixado nos painéis de avisos da UFPA, localizados em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)

Novidades – Para 2015, a UFPA traz cinco novas opções de cursos, todas na área de Tecnologia. São eles: “Ciência e Tecnologia”; “Engenharia de Materiais” e “Tecnologia de Geoprocessamento”; em Ananindeua; “Engenharia Ferroviária e Logística”, em Belém; e “Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo”, em Salinópolis.

Demanda - Entre os cotistas, o curso mais concorrido é Educação Física, com 161.47 candidatos para cada uma das 38 vagas ofertadas no Campus Guamá, em Belém. Em segundo lugar, está o curso de Serviço Social noturno - Belém, com 128.63 candidatos para cada uma das 32 vagas ofertadas. Em seguida, vem o curso de Administração matutino, em Belém, que oferta 32 vagas e tem uma demanda de 104.13 candidatos/vaga.

Entre os candidatos não cotistas, a demanda é um pouco diferente. O curso de Educação Física matutino, em Belém, também encabeça a lista, mas com demanda de 52.26 candidatos/vaga. Em segundo lugar, aparece Medicina - Belém, com 135 vagas ofertadas e demanda de 41.72 candidatos/vaga. Em seguida, o curso de Psicologia matutino aparece com 38.83 candidatos na disputa por uma vaga.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 128 universidades e institutos federais brasileiros utilizam o Exame na seleção de candidatos. Na UFPA, todos os 128.462 mil inscritos deveriam participar do Enem 2014, realizado nos dias 8 e 9 de novembro do ano passado, para disputar as vagas da Universidade.

Vagas - Este ano, as 8.507 vagas da Universidade Federal do Pará foram divididas em cinco processos seletivos. Foram 1.173 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 5.555 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo 2015 (PS 2015) - com 164 vagas para pessoas com deficiência -, 744 vagas ofertadas para os Processos Seletivos de Mobilidade Interna e Externa (Moba) e outras 1.035 oportunidades de ingresso no ensino superior ofertadas para estudantes de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais para cursos específicos, como Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, por meio dos Processos Seletivos Especiais 6 e 7 (PSE-6 e PSE-7). Ao todo, são 244 vagas a mais que as 8.263 ofertadas em 2014.

Listão do PS 2015 da UFPA

Data: Sábado, 24 de janeiro de 2014

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Básico da UFPA.

Divulgação no Portal da UFPA e na página eletrônica do CEPS

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA