E-mail
Técnico em Ator Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 22 de Janeiro de 2015 12:16

O curso

O curso Técnico em Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA tem como objetivo a preparação de atores e bailarinos para atuação em um mercado que continuamente se amplia e abrange o teatro, rádio, televisão e até mesmo a produção cinematográfica local, regional, nacional e internacional.

Como foco, o curso busca oferecer condição de estudo profissionalizante para aqueles que desejem se inserir no universo profissional das artes cênicas, desenvolver competência profissional na área de Artes Dramáticas e habilitar e qualificar profissionalmente em nível técnico.

Anualmente, a Escola lança nesse mercado cerca de 30 (trinta) profissionais, para atuar no teatro e na dança como intérpretes, mas também em condições de trabalhar em diversos setores da produção de montagens cênicas, o que amplia o raio de absorção desses profissionais pelo mercado.

Para que o aluno ingresse no curso ele deve estar cursando ou ter cursado o ensino médio em escola do sistema de ensino e apresentar habilidades técnicas necessárias ao ingresso no nível técnico em Artes Dramáticas.

A habilitação do curso técnico em Ator está organizada em 02 (dois) módulos, cada um dos módulos constitui-se de disciplinas e atividades complementares. As disciplinas são elementos curriculares que visam ao desenvolvimento das habilidades e bases tecnológicas, e as atividades complementares visam enriquecer as experiências curriculares.

Base legal

Resolução no. 4.294/CONSEPE de 13 de junho de 2012, que aprova o PPC do curso técnico em Ator.

Atuação profissional

Os investimentos crescentes no País em cinema e teatro abrem as portas para os profissionais que trabalham na área e essas produções tendem a crescer muito mais, nos últimos anos, a cidade de Belém, por exemplo, tem recebido vários festivais de cinema, e com esse crescimento, a busca na escola à indicação de atores e bailarinos é constante. A atuação no Teatro foi fortalecida por uma política de pauta, festivais e mostras competitivas e pelas leis de incentivo à cultura, quanto às rádios e televisões, estas têm aberto caminhos para a atuação em programas locais e propagandas.

Mercado de trabalho

A profissão de ator é regulamentada e a formação em curso técnico ou superior dá ao aluno o direito à carteira da DRT – Delegacia Regional do Trabalho, que o torna um ator profissional. Além de atuar, o técnico em ator pode trabalhar nas áreas de cenografia, direção, produção, etc. Com o curso técnico o profissional tem o seu diferencial no mercado, pois absorve o conhecimento teórico e prático, além de estreitar relacionamentos com o mundo teatral e seus bastidores.

 

Plano de curso técnico em Ator

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br