Técnico em Instrumentista de Banda Imprimir
Qui, 22 de Janeiro de 2015 12:16

O curso

Com o foco em capacitar o aluno, o Curso Técnico de Nível Médio em Instrumentista de Banda tem como objetivo: desenvolver o preparo técnico quanto aos elementos da linguagem musical, oportunizar práticas pré-profissionais e atender a demanda musical do mercado de trabalho de Belém e das demais cidades do Pará.

Para ingressar no curso o aluno deve estar cursando o nível médio em escola de Educação Básica e ser instrumentista de banda de música de escola de Educação Básica ou estar integrado à disciplina ‘Prática de Conjunto’ – Banda - do módulo ‘Prática de Conjunto’ de uma das habilitações em instrumentos de sopro e percussão do curso básico ou técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará.

O Curso Técnico em Instrumentista de Banda organiza-se em somente 01 (um) módulo, com carga horária total de 800 (oitocentas) horas, a serem cumpridas em 02 (dois) anos letivos e é composto por um desenho curricular com disciplinas e atividades práticas pré-profissionais como: participação do aluno como espectador ou como instrumentista em festivais, workshops, master class, cursos, seminários, palestras, entre outras situações de aprendizagem.

No final do curso os alunos devem obter a indicação ‘apto’ pelos professores para receberem o Diploma de Conclusão de Educação Profissional Técnico em Instrumentista de Banda, Área Profissional de Artes.

Base Legal

O curso teve sua criação aprovada na UFPA a partir da Resolução CONSEPE n° 3483/2007.

Atuação profissional

O profissional técnico em instrumentista de banda atua em concertos, espetáculos musicais, gravações de trilhas sonoras e de CDs. Também é requisitado para criar jingles para filmes comerciais e publicitários. Pode atuar em estúdios de gravação ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Também atua em bandas de corporações militares, como a da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Além dessas, o profissional pode atuar em bandas escolares da rede pública de ensino, que em sua maioria são classificadas como fanfarras.

Mercado de trabalho

O profissional formado pode atuar nos segmentos de produção de áudio, tanto para produzir material próprio, quanto para produzir outros artistas de música eletrônica ou bandas. O mercado de trabalho associado a esta área apresenta uma forte tendência de crescimento, com grande demanda por profissionais capacitados.

Plano de Curso Técnico em Instrumentista de Banda

Imagem: Google Images