UFPA divulga o resultado de enquete do eixo transversal 2015 Imprimir
Sex, 23 de Janeiro de 2015 10:07

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), realizaram a enquete com as opções de tema para o Eixo Transversal da UFPA em 2015. O tema escolhido pela comunidade universitária foi “Recursos Naturais: ciência, direito e realidade”, com 33,6%, totalizando 412 votos.

Os temas selecionados para a votação e os seus resultados foram: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento, com 14,9%, totalizando 183 votos; Recursos Naturais e Comunidades Tradicionais, com 11,6%, totalizando 142 votos; Etnicidade e Raça: os (des)encontros, com 22,1%, totalizando 271 votos; Recursos Naturais: ciência, direito e realidade, com 33,6%, totalizando 412 votos; e Artes e Tecnologias: os usos, com 17,7%, totalizando 217 votos.

Recursos Naturais: ciência, direito e realidade – O tema mais votado pela comunidade acadêmica aponta uma discussão significativa, sobretudo, sobre a noção de direito e realidade, o que faz com que essa temática seja amplamente abordada, como a questão da distribuição dos recursos de uma forma desigual e desarmônica. Segundo o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves, “é compreensível que exista uma necessidade da ciência se comprometer sobre os usos dos recursos naturais como um direito da sociedade, o que se defronta, também, em uma realidade profundamente conflituosa e, em algumas medidas ela nos denuncia os limites da nossa própria possibilidade.”

Semana do Calouro 2015 – De acordo com o professor Fernando Arthur Neves, a partir da Semana do Calouro 2015, seria interessante que a comunidade universitária começasse a integrar os protocolos que existem no país e no exterior no que diz respeito aos direitos das populações tradicionais. Há uma série de documentos em nível internacional, no qual o Brasil é signatário, reconhecendo os direitos dos conhecimentos dessas populações e que precisam ser efetivados. “Um instrumento de mobilização que seria importante tomar como exemplo é um abaixo assinado para que, de fato, possa haver esse reconhecimento como elemento de direito para que a partilha não tarde tanto assim. Seria significativa, também, a apresentação das propostas dos cursos nessa experiência com a temática”, complementou.

Importância da discussão do tema – O pró-reitor de Extensão afirmou que a notoriedade da demanda sobre os recursos naturais é um drama para a Amazônia atual, já que esses recursos não têm sido utilizados com o devido valor merecido. É muito importante relacionar como a ciência é capaz de reconhecer as propriedades que existem no manejo desses recursos, bem como compreender como é possível ter uma partilha mais justa deles. “É importante reconhecer que, para além das questões de justiça, no que diz respeito à questão da partilha das conquistas que advêm destes produtos tradicionais, a necessidade de reconhecer que se trata de uma sociedade ainda desigual e pouco solidária, e que ela precisa se integrar na perspectiva de perceber a Amazônia como multiétnica”, afirmou.

Expectativas para 2015 – O professor Fernando Arthur falou sobre as expectativas para mais um ano de Extensão na Universidade: “Nosso esforço é para que haja propostas inovadoras, como discutir a tradição e a inovação. O novo edital que será lançado com o tema ‘Recursos Naturais: ciência, direito e realidade’ na Semana do Calouro, vai até a Jordana de Extensão ao final do ano com a apresentação de trabalhos que envolvam essa temática no sentido de propor a produção de novas tecnologias que possam ser apropriadas pela sociedade.”

Texto: Victória Ribeiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Divulgação