Parfor UFPA abre pré-inscrições para 3.480 novas vagas Imprimir
Sex, 23 de Janeiro de 2015 11:10

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com as pré-inscrições abertas para novas turmas do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).  São ofertadas 3.480 vagas em 18 cursos, distribuídos em 37 municípios paraenses. As vagas são destinadas para a formação de professores da rede pública de ensino que não possuem formação adequada. As pré-inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março de 2015.

Para fazer a pré-inscrição, o professor deve acessar a Plataforma Freire, sistema eletrônico criado pelo Ministério da Educação para a gestão e acompanhamento do Parfor, e escolher ocurso de sua preferência.

A pré-inscrição é a primeira fase para a seleção do candidato, que deve ter, ainda, sua solicitação homologada pela Secretaria Municipal de Educação a qual é vinculado e se encaixar, ainda, nos critérios de seleção da Seduc. Somente depois de todo esse processo é que o candidato será convocado pela UFPA para a habilitação e matrícula na Instituição.

Novidades - Esta é a primeira vez que o Parfor oferta cursos de 2ª Licenciatura, antes era ofertado apenas a 1ª Licenciatura, para aqueles que não tinham nenhuma formação. As vagas para a 2ª Licenciatura são do curso de Ciências Biológicas para os municípios de Belém, Cametá e Ananindeua. Neste curso o candidato deve ter, obrigatoriamente, a primeira licenciatura em Ciências Naturais.

Nesta seleção de 2015, o Parfor abre turmas em sete novos municípios: Ananindeua, Oeiras do Pará, Tracuateua, Bagre, Alenquer, Óbidos e Chachoeira do Arari. Com as novas turmas, o Plano Nacional de Formação de Professores/UFPA estará presente em 67 cidades do Estado.

As novas turmas, previstas para iniciar em julho de 2015, são dos seguintes cursos de licenciatura: Artes Visuais; Música; Dança; Teatro; Letras Língua Portuguesa; Letras Língua Espanhola; Ciências Biológicas; Ciências Naturais; Filosofia; Ciências Sociais; História; Geografia; Educação Física; Química; Física; Pedagogia; Matemática e Interdisciplinar.

Parfor - O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores, em exercício, das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação

adequada, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 Estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais, 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Na UFPA, os cursos ocorrem no período de recesso escolar. Durante os meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto, os professores da rede pública mudam de papel e voltam a ser estudantes. Os cursos duram, em média, quatro anos e, no final, os professores recebem o diploma de licenciatura da universidade.

Atualmente, o Parfor UFPA tem mais de 12 mil professores em formação nas 296 turmas implantadas. Em 2015, o Parfor UFPA completa cinco anos de atuação, sendo que neste período as primeiras 78 turmas já concluíram o curso.

Pré-inscrições ao Parfor UFPA de 20 de janeiro a 13 de março na Plataforma Freire (freire.capes.gov.br). Mais informações sobre o Parfor estão disponíveis no site do Parfor. ou pelo telefone (91) 3201 8697.

Texto e fotos: Thais Rezende – Assessoria de Comunicação do Parfor UFPA