Encontro debate as experiências práticas para o ensino da dança na escola |
![]() |
Escrito por Administrator | |||
Ter, 27 de Janeiro de 2015 10:52 | |||
O evento tem como público-alvo professores que atuam na área de Artes Visuais, Dança, Teatro e Música. O tema do projeto de extensão “Escola, Dança e Educação: inserções práticas da dança na escola” foi escolhido a partir de uma necessidade atual em relação à inserção do profissional licenciado em Dança no contexto escolar e da Dança como disciplina no currículo da escola. Seu nome, assim como o do projeto de pesquisa foram inspirados em uma disciplina ofertada no curso de Licenciatura em Dança. “O projeto de extensão surgiu para articular futuros e atuais docentes atuantes nas quatro linguagens artísticas inseridas na escola – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais – a fim de que a dança, como área de conhecimento, tenha cada vez mais espaço na escola a partir da aplicação concreta de seus conteúdos”, afirmou a professora e coordenadora, Luiza Monteiro. Programação – A programação do encontro está dividida em 12 oficinas, com duração de 50 minutos cada uma, ministradas pelos atuais participantes do projeto de extensão, que são discentes do curso de Licenciatura em Dança. As oficinas abordarão conteúdos diversos pertencentes ao universo da Dança, que foram discutidos e esboçados pelos participantes do Projeto de pesquisa Escola, Dança e Educação em 2014. Haverá, ainda, dois momentos para o compartilhamento de experiências em roda de conversa com os participantes.
Relevância – Segundo a professora Luiza Monteiro, “a maior importância desta iniciativa é a possibilidade de trazer à tona a reflexão e a produção de conhecimento acerca da tríade dança-escola-educação para os futuros licenciados em Dança da UFPA. Além disso, o contato destes com os docentes já atuantes na área das Artes, os quais contribuem com a articulação de outros conhecimentos do âmbito artístico para a formação deste profissional”. Serviço: Texto: Victória Ribeiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
|