Encontro debate as experiências práticas para o ensino da dança na escola Imprimir
Ter, 27 de Janeiro de 2015 10:52

A Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) realiza, desde agosto de 2014, o Projeto de Extensão “Escola, Dança e Educação: inserções práticas da dança na escola”, sob coordenação da professora Luiza Monteiro e Souza. Em 2015, este projeto apresenta o evento “Escola, Dança e Educação: experiências práticas para o ensino da dança na escola”, que tem como objetivo a aplicação e o compartilhamento de conteúdos da dança esboçados no ano de 2014 pelo grupo de pesquisa que tem o mesmo nome do projeto. O encontro começa nesta segunda-feira, 26, e vai até a quinta-feira, 29, no horário das 14h30 às 18h10, na ETDUFPA.

O evento tem como público-alvo professores que atuam na área de Artes Visuais, Dança, Teatro e Música. O tema do projeto de extensão “Escola, Dança e Educação: inserções práticas da dança na escola” foi escolhido a partir de uma necessidade atual em relação à inserção do profissional licenciado em Dança no contexto escolar e da Dança como disciplina no currículo da escola. Seu nome, assim como o do projeto de pesquisa foram inspirados em uma disciplina ofertada no curso de Licenciatura em Dança. “O projeto de extensão surgiu para articular futuros e atuais docentes atuantes nas quatro linguagens artísticas inseridas na escola – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais – a fim de que a dança, como área de conhecimento, tenha cada vez mais espaço na escola a partir da aplicação concreta de seus conteúdos”, afirmou a professora e coordenadora, Luiza Monteiro.

Programação – A programação do encontro está dividida em 12 oficinas, com duração de 50 minutos cada uma, ministradas pelos atuais participantes do projeto de extensão, que são discentes do curso de Licenciatura em Dança. As oficinas abordarão conteúdos diversos pertencentes ao universo da Dança, que foram discutidos e esboçados pelos participantes do Projeto de pesquisa Escola, Dança e Educação em 2014. Haverá, ainda, dois momentos para o compartilhamento de experiências em roda de conversa com os participantes.

Projeto de extensão “Escola, Dança e Educação: inserções práticas da dança na escola” – O projeto é uma iniciativa que busca criar redes de interação com os docentes atuantes no ensino da disciplina Artes na Escola, a fim de que tanto os futuros docentes licenciados na área da Dança tenham cada vez mais espaço para se inserirem neste contexto, como os docentes dos demais componentes da disciplina Artes também possam inserir, de forma mais profícua, os conteúdos da Dança em sua atuação escolar. As atividades do projeto de extensão funcionam por meio de encontros quinzenais com todos os participantes.

Relevância – Segundo a professora Luiza Monteiro, “a maior importância desta iniciativa é a possibilidade de trazer à tona a reflexão e a produção de conhecimento acerca da tríade dança-escola-educação para os futuros licenciados em Dança da UFPA. Além disso, o contato destes com os docentes já atuantes na área das Artes, os quais contribuem com a articulação de outros conhecimentos do âmbito artístico para a formação deste profissional”.

Encontro “Escola, Dança e Educação: experiências práticas para o ensino da dança na escola”
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA
Data: 26 a 29 de janeiro