Minicurso ensina a importância dos mapas conceituais no ensino Imprimir
Sex, 06 de Fevereiro de 2015 10:28

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comunica que estão abertas as inscrições para o minicurso “Aprendizagem Significativa por Meio de Mapas Conceituais”. O evento é destinado aos professores da Universidade que atuam no ensino de graduação. As aulas serão ministradas nos dias 3, 5 e 10 de março, na Sala Uriboca do Centro de Capacitação (Capacit), Setor Básico da UFPA.

O curso terá carga horária total de 12 horas e será realizado no horário das 8h às 12h. São 25 vagas ofertadas e as inscrições já iniciaram, podendo ser realizadas até o dia 20 de fevereiro por meio de preenchimento on-line de formulário, disponível na página da Proeg- http://www.proeg.ufpa.br/view/inicio/?conteudo&id=210- , bastando informar dados pessoais, formação acadêmica e dados institucionais.

Proposta - O minicurso tem por objetivos despertar, entre docentes e discentes, o interesse pelo uso de Mapas Conceituais no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, com base na aprendizagem significativa e, também, subsidiar tecnicamente a elaboração e o uso de Mapas Conceituais na prática pedagógica.

Aprendizagem Significativa por meio de Mapas Conceituais - Quem ministrará o minicurso será o docente Hélio Luiz Fonseca Moreira, professor adjunto do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, que tem uma vasta experiência na utilização de mapas conceituais.   A organização do evento está a cargo da Coordenadoria de Apoio às Atividades Docentes / Diretoria de Ensino da Proeg (CAAD/DIREN/Proeg).

Programa de Formação Continuada – De acordo com  a coordenadora de Apoio às Atividades Docentes, Suzana Gurjão, da Diretoria de Ensino da Proeg, o programa coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação tem como objetivo fortalecer práticas de ensino e gestão integradas, críticas, inclusivas, éticas, reflexiva, investigativa e emancipatórias, que possam contribuir para a qualidade do ensino de graduação e sua articulação com a Educação Básica e a Educação Profissional. O público-alvo do programa são docentes, técnicos e gestores que atuam na graduação, na Educação Básica e na Educação Profissional da UFPA.

Minicurso: Aprendizagem Significativa por meio de Mapas Conceituais

Dias de realização: 3, 5 e 10 de março de 2015

Local: Sala Uriboca do CAPACIT, Setor Básico da Universidade.

Público-alvo: Professores da UFPA que atuam no ensino de graduação

São 25 vagas e os interessados podem se matricular pelo site da Proeg até o dia 20 de fevereiro.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Reprodução / Google